Sem fazer grandes ondas, a Alfa Romeo procedeu à atualização dos Giulia e Stelvio, aproximando-os um pouco do mais recente Tonale através do visual, mas também de algumas alterações mais simples noutras áreas.

Primeiros modelos daquela que era a estratégia de ressurgimento traçado pelo malogrado líder da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Sergio Marchionne, antes da fusão com a PSA (dando origem ao grupo Stellantis), o Giulia e o Stelvio têm como base a plataforma Giorgio pensada para modelos simultaneamente elegantes e mais desportivos, chegando à atualidade praticamente inalterados em termos visuais.

Assim, na frente dos renovados Giulia e Stelvio destaca-se a grelha dianteira, onde se posiciona o logótipo, e as grelhas inferiores das duas condutas de ar principais, com um acabamento único, que proporciona uma reinterpretação distinta grelha “Trilobo”. Mas são os faróis a assumirem o protagonismo nas mudanças. A iluminação ‘3+3’ estreia-se em ambos os modelos, graças aos novos faróis com tecnologia Full-LED Adaptive Matrix.

Esta tecnologia assegura condições de iluminação superiores graças à introdução de duas tecnologias sofisticadas: o ‘Sistema Adaptativo de Iluminação Frontal”, que ajusta constantemente os feixes de máximos com base nas condições de velocidade e de condução, e a “Tecnologia de Máximos Sem Encandeamento”, que, sob condições de iluminação mais precárias, deteta automaticamente o tráfego de ambas as direções, evitando o encandeamento dos outros veículos.

O desenho do grupo de luzes traseiras em LED também foi concebido para acentuar a alma desportiva de ambos os modelos. Especificamente, o novo Giulia tem novas luzes traseiras em vidro, com um acabamento transparente, enquanto as do novo Stelvio contam com vidro fumado, com um acabamento em preto brilhante.

Novo painel de instrumentos digital

Os novos Giulia e Stelvio estão equipados também com um novo painel de instrumentos, com o seu histórico design telescópico. Nele inclui-se o novo ecrã TFT de 12.3″ completamente digital, a partir do qual é possível aceder a toda a informação e parâmetros do veículo relacionados com as tecnologias de condução autónoma, entre outras.

Além disso, o cluster pode ser reconfigurado em três apresentações: ‘Evolved’, ‘Relax’ e ‘Heritage’. A versão ‘Evolved’ representa o futuro do design da Alfa Romeo e utiliza a área central do ecrã, mantendo os seus dois quadrantes laterais no lugar, enquanto a configuração ‘Relax’ foca-se no conforto, abdicando de informações detalhadas sobre o veículo. Por fim, a versão ‘Heritage’ inspira-se nos icónicos modelos dos anos sessenta e setenta da marca, apresentando detalhes distintos como a numeração invertida na secção de fundo do velocímetro.

A Alfa Romeo assegura ainda uma interação melhorada com o sistema de infoentretenimento, que inclui também os Alfa Connect Services, que dão acesso a uma vasta gama de serviços úteis, de segurança e conforto, concebidos para oferecer atualizações “Over the Air”.

Por exemplo, a função “My Remote” inclui vários serviços, como a possibilidade de controlar à distância algumas das funcionalidades do veículo (abertura/fecho de portas, luzes intermitentes) através de um smartphone/smartwatch.

Noutra nota mais orientada para o espectro digital, os Giulia e Stelvio passam a estar disponíveis também em tecnologia “NFT” (‘Non-Fungible-Token’), baseada no conceito do “blockchain card”, um registo digital encriptado e não modificável onde são registadas as principais informações de cada viatura.

Esta distintiva característica permite ao cliente gerar um certificado onde são registados os dados de utilização do veículo, documento que pode ser utilizado para garantir a preservação adequada do mesmo e, como tal, servir de suporte ao seu valor residual. O certificado “NFT” fornece uma nova fonte de credibilidade que ajuda o proprietário/revendedor, mas também tranquiliza o comprador na hora de escolher um veículo usado.

Gama com mexidas

De resto, a Alfa Romeo não revela alterações de carácter técnico, mas assinala a chegada de uma versão turbodiesel de 160 CV em associação à tração traseira. Além desse, a gama conta também com os potentes motores de 280 CV a gasolina e Diesel de 210 CV, ambos com sistema de tração integral. Mantém-se também a escolha de caixa automática ZF de oito velocidades com patilhas em alumínio atrás do volante.

Adicionalmente, a marca destaca a presença da tração integral com tecnologia Q4 (desenhada para gerir a tração dos modelos de um modo reativo e preditivo com base no sistema Ative Transfer Case (ATC) que monitoriza, em tempo real, as condições de aderência e os inputs do condutor, de modo a garantir o melhor desempenho), a suspensão Alfa-Link (esquema de triângulos duplos com um eixo de direção semi-virtual na dianteira e tipo multilink, com quatro braços e meio – uma patente Alfa Romeo – atrás) e o diferencial mecânico de bloqueio automático Q2.

Exclusivo da série especial Competizione, a Suspensão Ativa Alfa conta com um sistema de amortecimento controlado eletronicamente que se adapta, instantaneamente, às condições de condução, permitindo ao condutor optar por uma utilização mais assente na performance pura ou orientada para o conforto.

Série especial Competizione

Os novos Giulia e Stelvio convergem na nova estrutura de gama definida para o Tonale, o que torna ainda mais fácil a configuração dos veículos pelo cliente. Estão disponíveis dois níveis de equipamento – Super e Ti – cada um com características distintas: o Super pode ser personalizado com a adoção do pack Sprint, que inclui várias opções desportivas, enquanto o nível Ti, que destaca a elegância, pode ser melhorado com o pack Veloce para ir ao encontro da maioria em termos de performance e conceito desportivo.

Para celebrar a estreia dos novos Giulia e Stelvio, a Alfa Romeo lança a série especial Competizione, com base no acabamento Veloce e disponível em associação com todos os motores. Esta edição de lançamento torna-se na versão de topo de ambas as gamas, destacando-se pela sua exclusiva cor de carroçaria ‘Moon Light’ cinza mate e pelas pinças de travão vermelhas. O intenso visual desportivo do novo Stelvio foi acentuado por jantes de liga leve de 21″.

Já os interiores destacam-se pelo seu sistema de áudio Harman Kardon e pela utilização de couro no revestimento do painel de instrumentos e dos bancos, com costuras em vermelho. Vidros escurecidos e um emblema Competizione nas laterais e nos encostos de cabeça dos bancos da frente completam o conjunto.

Na versão Competizione são de série as exclusivas tecnologias Suspensão ativa Alfa Link e “NFT” (“Non-Fungible Token”), que certificam a singularidade de cada viatura deste nível de equipamento, assegurando a sua configuração original. Será a expressão mais representativa da essência da Alfa Romeo em termos de estilo, de performance e de tecnologia.

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