Publicidade Continue a leitura a seguir

Alfa Romeo Stelvio: Sete factos que deve saber deste novo SUV desportivo

Italiano de nascença: O Alfa Romeo Stelvio recorre a uma série de elementos do já lançado Giulia, a começar pela plataforma Giorgio, de baixo peso e de elevada eficiência. Desenvolvido integralmente nas instalações de Modena, será produzido na fábrica de Cassino, beneficiando de alguns componentes doutros modelos do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), mas especificamente adaptados tendo em conta as necessidades da Alfa Romeo.
Sedução latina: O estilo também segue os mais recentes preceitos linguísticos da companhia, com a grande grelha triangular a dominar a secção dianteira, ladeada por faróis esguios. Perfil de estilo coupé e traseira elevada e robusta são outros factos de destaque deste novo SUV.
Desportivo por inerência: Tal como o Giulia, o ponta de lança da gama Stelvio será o Quadrifoglio, versão mais desportiva com recurso a técnica exclusiva como o motor V6 biturbo de 2.9 litros produzido integralmente em alumínio com 510 cv de potência. Surge associado a caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades com passagens entre relações de apenas 150 milésimos de segundo no modo dedicado RACE do seletor DNA Pro (além do Dynamic, Natural e Advanced Efficiency). 
Visual 'extremo': O estilo surge também mais apurado, o mesmo se aplicando ao sistema de travagem com discos compostos em carbo-cerâmica e o sistema Integrated Brake System, basicamente uma forma de combinar o controlo de estabilidade com o servofreio do veículo para redução da distância de travagem. Conta, ainda, com amortecimento variável e tração integral permanente Q4 com sistema de vetorização de binário integrado.
Prazer de condução: Com dimensões compactas - 4.686 mm de comprimento, 1.677 mm de altura e 1.903 mm de largura (2.163 mm com espelhos), o Alfa Romeo Stelvio terá, de acordo com a companhia, uma distribuição de peso equilibrada de 50/50, graças à utilização de material como fibra de carbono em pontos como a carroçaria ou veio de transmissão. Desta forma, a Alfa assume que o prazer de condução foi um dos pontos fundamentais do processo de desenvolvimento deste novo SUV, que está já disponível no mercado.
Outras opções: Além do Quadrifoglio, o Stelvio terá ainda uma gama de motores mais civilizados, que na Europa se traduzirá em blocos 2.0 a gasolina de 200 CV e de 280 CV e 2.2 Diesel de 180 CV e de 210 CV. Mais tarde, surgirá uma versão de 150 CV, que deverá ser a mais procurada em território nacional
Requinte transalpino: A Alfa Romeo não fez concessões ao design e estabeleceu para este seu primeiro SUV uma série de elementos de destaque qualitativo, nomeadamente em termos de materiais, aos quais votou grande atenção. Pedais em alumínio, os modos DNA de condução e o botão de ignição no volante são traços característicos deste modelo, na imagem em versão Quadrifoglio.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Criado em Itália, mas de vital importância para o sucesso comercial da marca nesta nova fase de rejuvenescimento. O novo Alfa Romeo Stelvio – nome que presta homenagem a uma das estradas mais entusiasmantes para conduzir na Europa, mais concretamente nos Alpes – foi revelado no Salão de Los Angeles no ano passado como parte integrante do arrojado plano de ressurgimento da marca a nível global, mas sobretudo na Europa e nos EUA.

O Stelvio chega na senda do Giulia, berlina lançada em meados de 2016 e que prefigurou o regresso da Alfa Romeo ao segmento das berlinas premium de dimensão média e que teve na variante Quadrifoglio a sua versão mais explosiva. Agora, a mesma receita italiana foi aplicada ao seu primeiro SUV médio, recorrendo, por exemplo à mesma plataforma e tecnologia do Giulia.

Saiba os pontos-chave que tornarão este Stelvio num dos principais concorrentes do mercados dos SUV. O novo Alfa Romeo Stelvio já pode ser encomendado nos concessionários da marca com exceção do Quadrifoglio de 510 CV de potência, que chegará mais tarde.

Motor Combustível Potência Preço
2.0 Turbo Gasolina 200 CV 54.200€
2.0 Turbo Gasolina 280 CV 65.000€
2.2 Turbo Diesel 180 CV 53.700€
2.2 Turbo Diesel 210 CV 57.200€