Um desportivo para levar ao extremo a céu aberto: o novo Mercedes-AMG GT R vai passar a ter uma variante descapotável (Roadster), com uma produção limitada a 750 unidades e estrutura reforçada para lidar com a perda do tejadilho fixo.
Derivação do AMG GT R, este Roadster tira partido de um teto em tecido com três camadas e estrutura de baixo peso concebida em alumínio, magnésio e aço para manter a ligeireza deste superdesportivo, mas sem lhe retirar a competência em condução dinâmica. De resto, o GT R Roadster não se altera na vertente mecânica, mantendo o bloco V8 de 4.0 litros com 585 CV de potência e 700 Nm de binário máximo, associado a uma caixa automática de dupla embraiagem específica para este modelo, de sete velocidades.
Com isso, consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em 3,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 317 km/h. No exterior, muitos detalhes denunciam a vertente mais exclusiva deste Mercedes-AMG, como as jantes de 19 ou 20 polegadas, caixas dos espelhos em preto brilhante e pinças dos travões em amarelo. A asa traseira de grandes dimensões impõe-se na traseira, contribuindo para maior carga aerodinâmica, juntando-se no estilo ao escape em titânio e ao grande difusor traseiro.
Tal como o modelo de base, oferece igualmente outros atributos de grande relevância, como o túnel de transmissão feito em carbono, suportes de motor e de caixa dinâmicos, o já referido escape em titânio, suspensão desportiva inspirada na competição, rodas traseiras direcionais e diferencial autoblocante traseiro de acionamento eletrónico. Junte-se ainda um fator de aerodinâmica ativa que altera a configuração exterior nalguns detalhes para assim aumentar a prestação do AMG.
A marca explica que um pequeno elemento de cariz aerodinâmico escondido na parte inferior da carroçaria em frente ao motor. Com um peso de cerca de 2 kg, esta peça em fibra de carbono é sensível à velocidade e estende-se automaticamente em 40 mm para a frente dependendo do modo de condução escolhido. Este processo envolve uma alteração considerável na canalização do fluxo de ar e contribui para o efeito Venturi, que ‘cola’ o veículo ao asfalto e reduz o efeito de levantamento do eixo dianteiro em cerca de 40 kg a 250 km/h. Este perfil melhora o dinamismo em curva e a precisão a alta velocidade, contribuindo também para maior estabilidade direcional.
Interior cuidado
No interior, a marca de Affalterbach evidenciou grande cuidado na construção e nos materiais, tendo especial atenção ao peso. Assim, destaque para a solução de duplo ecrã no tablier, com um painel de instrumentos de 12.3 polegadas associado ao de infoentretenimento com 10.25 polegadas e diversos elementos em fibra de carbono. Sendo uma edição especial, tem uma placa alusiva no túnel central. Os bancos desportivos AMG Performance com revestimento em couro Nappa preto também estará disponível neste Roadster.
Por fim, mantendo-se em linha com a tradição de descapotáveis da marca germânica, entre os opcionais encontram-se os bancos aquecidos e arrefecidos e sistema AirScarf de aquecimento do pescoço dos ocupantes.