Ampliando a gama de automóveis elétricos, o Mercedes-Benz EQE SUV assume-se como a proposta 100% elétrica para quem pretende refinamento e distinção em dose reforçada, traduzindo de forma muito concreta a aposta da marca alemã na transição energética. O novo SUV de grande porte chega aos concessionários a partir de dia 29 de junho, com preços desde 91.950€.

É um dos pilares da gama elétrica da Mercedes-Benz. O EQE SUV chega como variante análoga à do GLE convencional (este com versões também híbridas plug-in de autonomia superior a 100 quilómetros), assente na mesma plataforma do EQE berlina lançada no ano passado, mas com recursos ampliados na funcionalidade e na versatilidade, sobretudo na condução por percursos fora de estrada.

Tendo por base a plataforma EVA II desenvolvida especificamente para os automóveis elétricos de nova geração, com grandes ganhos em termos de compactação de componentes e desenvolvimento técnico e tecnológico, o EQE SUV sobressai, desde logo, pelo conceito de design focado na eficiência aerodinâmica, com um Cd de apenas 0.25, o que é um valor semelhante ao do Classe A, bem mais compacto nas suas dimensões.

Esta preocupação em conceber um modelo eficaz e muito eficiente está presente em detalhes como os estribos otimizados, puxadores das portas integrados, um pequeno spoiler oculto nas óticas traseiras e até jantes de design aerodinâmico (que podem chegar às 22 polegadas). É onde o olho não alcança que também se escondem outros detalhes que evidenciam o enorme trabalho feito para fazer deste SUV de grandes dimensões um modelo de baixo consumo: efetivamente, a área inferior do veículo é totalmente carenada, com aletas inferiores para desvio de fluxo de ar e adesivos que tornam EQE SUV bastante eficiente.

Quanto ao design, a marca não foge à imagem de família que foi apresentada com os anteriores modelos EQ, nomeadamente a dianteira com um painel preto que pode ser embelezado com um padrão de estrelas Mercedes e acabamento brilhante, sendo que de série conta com painel preto brilhante e faróis LED High Performance. Também aqui há opcionalmente tecnologia LED Digital Light com controlo automático das luzes de máximos e feixe adaptativo com 1.3 milhões de pixels por cada ótica. Esta tecnologia pode ser associada à barra horizontal em LED entre os dois faróis, também opcional.

Entre os outros elementos de série contam-se o sistema de bomba de calor para oferecer ainda maior eficiência ao EQE SUV por via da climatização, evitando assim que a autonomia seja prejudicada pelo consumo energético do sistema de ar condicionado.

No mesmo sentido, as versões de tração integral 4MATIC contam também com possibilidade de desconexão do motor dianteiro das tarefas de locomoção, funcionando apenas com o motor traseiro para assim incrementar a eficiência na viagem. O sistema de recuperação inteligente de energia cinética com assistente Eco complementa o leque de tecnologias a pensar na eficiência, dispondo de modos distintos de regeneração que, no limite, permitem condução praticamente apenas com recurso ao pedal do acelerador.

Refinamento combinado com tecnologia

A bordo, o EQE SUV destaca-se pela utilização de materiais nobres como pele e madeira em combinação, mas também com a utilização de materiais sustentáveis em consonância com a lógica de sustentabilidade. A iluminação ambiente personalizável continua a ser um elemento distintivo deste modelo da marca alemã, a par da tecnologia representada pelo conceito MBUX com painel de instrumentos de 12.3” e ecrã central tátil de 12.8″ com sistema de navegação inteligente elétrica, ou seja, identifica postos de carregamento disponíveis durante uma viagem.

Mas, para sublinhar ainda mais a sua vertente de modernidade e tecnologia, o EQE SUV oferece também o sistema MBUX Hyperscreen com combinação de ecrã central de 17.7″ e um outro ecrã para o passageiro de 12.3″, a partir do qual este pode comandar diversos sistemas e funcionalidades sem distrair o condutor. Para tal, recorre a câmaras para detetar o eventual olhar do condutor, escurecendo-se de imediato.

No que diz respeito a sistemas de conectividade, a juntar aos já usuais, como o Android Auto e Apple CarPlay, nota ainda para a tecnologia de Navegação com Inteligência Elétrica, que planeia o percurso mais rápido e conveniente com base em vários parâmetros, incluindo paragens para carregamento. O sistema também reage dinamicamente, por exemplo, no caso de congestionamentos de trânsito ou de mudanças do estilo de condução. A função inteligente calcula também uma estimativa dos custos de carregamento por cada paragem.

Adicionalmente, num habitáculo de construção exemplar e com qualidade referencial, destaque também para os sistemas Energizing Comfort com programas específicos de conforto e de bem-estar para os ocupantes, bancos com massagem, aquecimento e ventilação. Com distância entre eixos de 3030 mm, o espaço a bordo é bastante bom, sobretudo nos lugares traseiros, com ótima amplitude para os joelhos, mas também sobressaindo no espaço em altura e em largura. A otimização da compactação de todos os elementos elétricos tem também benefícios na capacidade da bagageira, que varia entre os 520 e os 1675 litros, com o rebatimento dos bancos traseiros.

Uma nota ainda para o sistema de áudio de alta definição da Burmester com tecnologia Dolby Atmos, um opcional de equipamento, que se destaca por oferecer uma qualidade sonora excecionalmente concebida, embora só funcione com aplicações instaladas no próprio sistema MBUX, como o Apple Music, e perca relevância no caso de aplicações transmitidas por conexão ao smartphone, como nos explicaram em Madrid, local em que tivemos um contacto dinâmico com este novo SUV elétrico.

Chassis e motorização de ponta

Em termos técnicos, o EQE SUV chega a Portugal com duas versões, a EQE SUV 350+ com motor síncrono de excitação permanente (PSM) de 215 kW/292 CV de potência, 565 Nm de binário máximo e com autonomia até aos 578 quilómetros. Esta versão dispõe apenas de tração traseira, embora exista uma versão 4MATIC que não se venderá em Portugal, com a qual pudemos percorrer um percurso de contacto na região de Madrid, Espanha.

Há ainda uma versão 500 4MATIC com dois motores síncronos de excitação permanente para obter tração integral (desativando o motor dianteiro em condições específicas de utilização para maior eficiência), debitando um total de 300 kW/408 CV, com 858 Nm de binário máximo. A autonomia anunciada é de 540 quilómetros com um único carregamento.

A bateria de iões de lítio tem 90.6 kWh de capacidade e é constituída por dez módulos. Em certos casos, o software de gestão da bateria, que foi desenvolvido internamente, pode ser atualizado remotamente (OTA). A marca garante uma garantia de dez anos ou 250 mil quilómetros para a bateria.

De série, ambos contam com carregador de bordo de 11 kW, podendo opcionalmente equipar um carregador de bordo de 22 kW para assim acelerar o processo de carga em postos AC trifásicos, como em wallboxes. Já nos carregadores rápidos (CC), a potência máxima é de 170 kW, o que lhe permite repor até 80% do estado de carga em apenas 32 minutos.

A suspensão pneumática Airmatic com amortecimento continuamente ajustável ADS+ está disponível como opcional, o que lhe permite elevar a distância ao solo em até 30 mm. Outro opcional relevante para incrementar a sua agilidade é o sistema de eixo traseiro direcionável com um ângulo de direção máximo até 10 graus. Este permite facilitar as manobras a baixa velocidade, mas também a agilidade em estrada aberta. O peso máximo admissível do reboque para os modelos com tração integral é de até 1800 kg. Com tração traseira, o EQE SUV tem capacidade para rebocar até 750 kg.

O EQE SUV revela, durante a condução, uma curiosa possibilidade de alterar a sonoridade através de quatro temas associados à velocidade, com a Mercedes-Benz a dar-lhe o nome de paisagens sonoras. Através dos altifalantes, o interior pode assim ser agraciado com quatro sonoridades distintas, sendo que no EQE SUV é estreada a ‘Serene Breeze’.

Quanto às linhas de equipamento, a marca propõe duas de base, a Electric Art e a AMG, sendo esta a que geralmente reúne maior atenção por parte dos clientes por oferecer uma postura mais desportiva na estética. De base, ou seja, na Electric Art com o pack Advanced, o EQE SUV conta já com jantes de 19”, grelha em preto brilhante, elementos cromados no exterior e interior semelhante ao da Linha AMG mas com algumas mudanças, como o volante, a que se juntam ainda a pintura metalizada, os faróis em LED de alta performance, a integração de smartphone, o Pack Guard 360º Plus, os vidros traseiros escurecidos, o Pack Memórias e o assistente de ângulo morto.

Depois, a marca propõe três packs suplementares que complementam ou substituem elementos de série, nomeadamente, os Advanced Plus, Premium e Premium Plus.

Os preços arrancam nos 91.950€ do EQE SUV 350+, com o 500 4MATIC a ter um preço base de 103.600€. As entregas do novo SUV 100% elétrico começam no dia 29 de junho.

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