Com 770 CV de potência, o Aston Martin DBS 770 Ultimate é o automóvel de produção em série mais potente alguma vez lançado pela marca, servindo como celebração para o final da carreira deste emblemático modelo desportivo da Aston Martin.

Desde 2018 que o DBS tem estado no topo da gama da Aston Martin, com o motor V12 bi-turbo a ser a ‘joia da coroa’ deste coupé de elevado desempenho, que se aproxima do final da sua geração. Assim, a Aston Martin decidiu criar um modelo que representasse essa mesma despedida de forma agressiva, dinâmica e audível, com o DBS 770 Ultimate a ser o resultado: o modelo de produção em série da marca mais potente de sempre, disponível em números limitados e em duas variantes. O Coupé terá direito a 300 exemplares, enquanto do Volante serão produzidos 199 exemplares. Pormenor importante: já estão todos vendidos.

Para diferenciar este modelo dos demais, a Aston Martin melhorou ligeiramente o motor V12 de 5.2 litros, passando a debitar agora 770 CV de potência às 6500 rpm e 900 Nm de binário logo às 1800 rpm, o que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 340 km/h. A admissão e ignição foram melhoradas, bem como a pressão do turbo, que foi incrementada em 7% para se obter uma resposta mais intensa.

O motor está associado a uma caixa automática ZF de oitoi velocidades, sendo a potência ‘gerida’ por um diferencial autoblocante (LSD) no eixo traseiro. A transmissão recebeu uma calibração única para melhorar as passagens de caixa e a interação com o condutor, contribuindo para uma condução mais emocionante, de acordo com a Aston Martin. O sistema de travagem mantém-se inalterado, no entanto, atendendo à capacidade já notável do DBS com discos em carbo-cerâmica de 410 mm x 38 mm na frente e 360 mm x 32 mm na traseira

Para melhorar a reposta e precisão da direção, a Aston Martin introduziu uma nova coluna de direção, enquanto a carroçaria beneficiou de uma revisão geral para maior rigidez lateral, sobretudo na dianteira, passando a ter uma rigidez superior em 25%, graças a um elemento cruzado na frente, ao passo que atrás há um novo protetor inferior que também aumenta a rigidez torsional em 3%.

A suspensão adaptativa (ADS) também mereceu a atenção dos engenheiros de Gaydon, passando o DSB 770 Ultimate a dispor de uma calibração única e acerto de software que privilegia o controlo sem comprometer a qualidade de andamento.

No lado visual, a ideia foi tornar esta variante mais especial, mas num princípio em que forma e função estão ao mesmo nível, procurando assim melhorar o fluxo de ar para os radiadores e a gestão térmica do motor e travões. Um dos detalhes mais interessantes é o do capot com uma tomada de ar ao estilo de ferradura que permite extrair melhor o fluxo de ar que passa pelos radiadores.

Adicionalmente, nota para alguns componentes produzidos em fibra de carbono, bem como para o novo difusor traseiro para fins aerodinâmicos. A pose robusta e simultaneamente dinâmica é reforçada pelas jantes de 21” com três acabamentos possíveis, estando envoltos em pneus Pirelli P Zero de alta performance de medidas 265/35 R21 à frente de 305/30 R21 atrás.

A bordo, também se registam alterações especiais, como os bancos Sports Plus com revestimento misto de couro e Alcantara e padrão perfurado, podendo o comprador selecionar bancos desportivos ‘performance’ em opção. As patilhas atrás do volante para seleção das velocidades são compostas em fibra de carbono de série. Por fim, não faltam as placas alusivas a esta edição especial. Os compradores poderão ainda personalizar os modelos a seu gosto com diversas possibilidades propostas pela divisão Q by Aston Martin.

A produção deste DBS 770 Ultimate irá começar no primeiro trimestre de 2023, esperando-se as primeiras entregas para o terceiro trimestre.

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