Newey é conhecido como o ‘mago da aerodinâmica’ e foi precisamente essa característica da experiência do britânico a ser valorizada pela Aston Martin que, no âmbito da sua parceria com a Red Bull Racing, se propôs a conceber um dos melhores hiperdesportivos de sempre.
Com um peso em redor dos 1000 kg, a Aston Martin adianta que o Valkyrie AMR Pro poderá registar uma carga aerodinâmica idêntica de 1000 kg, mas Adrian Newey refere em declarações à revista britânica Autocar que o valor da carga aerodinâmica a registar pelo carro poderá ser ainda maior uma vez que esse valor corresponde à “fase inicial do desenvolvimento” e “que ainda vai mudar bastante”.
Quanto à motorização, sabe-se já que o modelo da marca de Gaydon terá uma combinação híbrida com um V12 de 6.5 litros associado a um motor elétrico para cerca de 1100 CV de potência, mas Newey assume que inicialmente a ideia era contar com uma unidade V6 sobrealimentada (com um ou dois turbos)
“Passei imenso tempo a analisar diferentes motores. As escolhas mais óbvias eram um V6 – com um ou dois turbos – ou um V12 atmosférico de altas rotações. No final, cheguei à conclusão de que deveria ser um V12 por causa do que nos permitia fazer em termos de construção estrutural, porque é um motor muito bem equilibrado com boas características de NVH (ruído, vibrações e aspereza)”, afirma, lembrando ainda que a solução turbo requeria outras soluções – como os intercoolers – que adicionavam peso, jogando contra sua escolha.
De visual extremo, o Aston Martin Valkyrie continua a sua fase de desenvolvimento, com as primeiras unidades de produção previstas para entrega em 2019, seguindo-se no ano subsequente a versão exclusiva para pista, denominada AMR Pro. Essa terá uma velocidade de ponta superior a 300 km/h e aceleração dos zero aos 100 km/h em cerca de dois segundos.
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