Publicidade Continue a leitura a seguir

Audi A3 Sportback já tem preços e gama detalhada para Portugal

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Audi revelou os preços da nova geração do A3 Sportback, modelo familiar compacto que pretende dar seguimento a um legado de sucesso para a marca dos quatro anéis desde que em 1996 lançou a primeira geração – então apenas como A3. Hoje, mais do que nunca, apostando na digitalização e na conectividade, o novo A3 Sportback chega com preços ligeiramente acima dos 28 mil euros.

O novo Audi A3 Sportback apresenta proporções compactas associadas ao design desportivo, com a estética atlética marcada pelas vias mais largas, pelo perfil lateral com linha de cintura contínua e pela nova grelha Singleframe, com dimensões superiores e estrutura em favo.

Os faróis LED são de série, estando disponíveis como opção os faróis Matrix LED, que consistem numa matriz de elementos de LED num arranjo de três por cinco, que oferecem os mais elevados padrões de iluminação e acrescentam identidade estética com a assinatura luminosa característica.

Motores potentes e eficientes

No lançamento, o novo A3 Sportback estará disponível no mercado nacional com uma escolha de dois motores a gasolina – 1.0 TFSI de 110 CV e 1.5 TFSI de 150 CV – e uma unidade turbodiesel com dois níveis de potência: 2.0 TDI com 116 CV e 150 CV. O consumo combinado do 1.5 TFSI de 150 CV está balizado nos 4,8-5,1 l/100 km, aos quais correspondem emissões de CO2 de 111-116 g/km. Quanto ao motor 2.0 TDI de 116 CV, o consumo médio é de 3,5-3,6 l/100 km e as emissões situam-se nos 92-96 g/km de emissões de CO2. A variante de 150 CV apresenta consumo de 3,7-3,9 l/100 km e emissões de CO2 de 98-103 g/km. Na fase inicial de comercialização, o A3 Sportback é proposto com tração dianteira e caixa manual de 6 velocidades ou transmissão S tronic de 7 velocidades. A alavanca do seletor de velocidades shift-by-wire é uma novidade.

Pouco depois do lançamento no mercado em Portugal, a Audi irá gradualmente alargar a oferta a mais versões de motores, incluindo sistemas mild hybrid, como no 35 TFSI S tronic, que, com recurso a um sistema elétrico de 48 V, integra uma bateria compacta de iões de lítio. A recuperação de energia pode atingir 12 kW, sendo gerada em situações de desaceleração e de travagens suaves. A energia armazenada permite desligar o motor até 40 segundos.

Interior vanguardista

O design desportivo e sofisticado prolonga-se até ao interior, onde pontuam várias tecnologias de vanguarda, como o sistema MMI com ecrã tátil, o painel de instrumentos digital – que pode, em opção, dar lugar ao mais completo Audi virtual cockpit de 12.3” – e a plataforma de conectividade Audi connect.

O interior pode ser enriquecido com o pacote de iluminação plus multicor, através do qual os utilizadores podem, em qualquer instante, selecionar 30 cores diferentes para a iluminação ambiente, criando um perfil de cores de acordo com a sua preferência. O ecrã MMI tátil tem 10,1 polegadas e encontra-se embutido numa superfície preta de alto brilho. O habitáculo, que conta com o painel de instrumentos orientado para o condutor, a consola central com novo design e a patilha de seleção de velocidades (nas motorizações com caixa automática S tronic), tem vincado estilo desportivo e pode ser completado, em opção, com bancos desportivos dianteiros. O comando tátil para controlo do volume reconhece movimentos circulares e é uma novidade na gama do novo Audi A3.

O comprimento total é de 4,34 metros (mais 3 cm do que o antecessor) e a largura é de 1,82 metros. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros mantiveram-se inalteradas. Dependendo da posição do banco traseiro, a volumetria do compartimento de bagagem varia entre 380 e 1200 litros, e o piso de carga pode ter diferentes alturas. A porta da bagageira elétrica, que pode ser acionada com um movimento do pé por baixo do para-choques traseiro, está disponível em opção.

Digitalização facilitada

A mais recente plataforma modular de infoentretenimento MIB3 estreia-se no novo Audi A3 e oferece reconhecimento de caligrafia e comando por voz inteligente e em linguagem natural. As funções avançadas de conectividade e de navegação com informações em tempo real, são argumentos que acrescentam níveis mais elevados de eficiência e de segurança à condução.

O ecrã tátil de série tem 10,1 polegadas e encontra-se integrado no centro do tablier. Através de equipamentos opcionais, como o Audi virtual cockpit plus (com ecrã com 12.3 polegadas e três modos de visualização distintos) e o head-up display, pode aceder-se instantaneamente a informações adicionais que são exibidas no campo de visão do condutor.

Por sua vez, o sistema MMI Navegação Plus oferece visualização 3D de edifícios e monumentos das principais cidades europeias. Este sistema da mais recente geração inclui também assistência personalizada de rota com monitorização dinâmica de percursos alternativos nos trajetos habituais, consoante as condições de tráfego (é proposta alteração da rota ao utilizador quando o atraso estimado supera os 5 minutos), informações de trânsito em tempo real integradas no mapa através do Audi connect, pesquisa inteligente MMI, reconhecimento de caligrafia no ecrã MMI para introdução de caracteres em campos de texto ou operação por comandos de voz em linguagem natural, entre outros parâmetros.

Suspensão de configuração variável

A suspensão do novo A3 Sportback integra estrutura tipo McPherson com triângulos inferiores no eixo dianteiro e recorre a eixo de torção para o amortecimento das rodas traseiras nas versões com potência inferior a 150 CV. Quando equipado com propulsor com potência superior, possui no eixo traseiro um sofisticado sistema independente multibraços.

A suspensão com amortecimento variável está disponível em opção no novo Audi A3. Apresenta configuração 10 mm mais baixa do que a suspensão de série e melhora o comportamento dinâmico do automóvel consoante as exigências do condutor, sejam elas orientadas para o conforto ou para uma postura mais desportiva. A suspensão desportiva está também disponível como opcional e faz parte do equipamento das versões S line. Esta suspensão tem uma altura ao solo inferior em cerca de 15 mm, por comparação com a suspensão de série.

a carregar vídeo

A direção com assistência variável em função da velocidade equipa de série o novo Audi A3. A direção progressiva, com resposta variável, está disponível como opção e eleva os argumentos da condução mais dinâmica. No capítulo da travagem há a registar a introdução de um novo servofreio elétrico, que garante resposta mais rápida e diminui as perdas por fricção nas pastilhas.

Como é tradição nos modelos da Audi, o novo A3 conta com motorizações com sistema de tração integral quattro. O Audi drive select, que integra o vasto lote de equipamentos de série do novo Audi A3, permite adaptar o caráter do automóvel ao estilo de condução, através de cinco modos diferentes, desde mais confortáveis até mais dinâmicos, automáticos ou totalmente personalizados. O modo efficiency pode ajudar a economizar combustível.

Sistemas de assistência ao condutor

Equipado de série com o Audi connect emergency & service, com pre sense front (para alerta de colisão iminente com função de travagem automática com deteção de veículos, peões e ciclistas) e aviso de saída involuntária de faixa (Lane Departure Warning) com função de intervenção corretiva na direção, o novo Audi A3 ajuda a reduzir os riscos de ocorrência de acidentes. Entre os sistemas opcionais destaca-se o cruise control adaptativo, que ajuda a manter uma distância segura para o veículo que circula à frente e a permanecer dentro dos limites da faixa de rodagem onde se circula.

A oferta em Portugal na fase inicial de lançamento

Disponível em três níveis de equipamento (Base, Advanced e S line), o A3 Sportback terá três motores, embora existam quatro níveis de potência possíveis: dois a gasolina (1.0 TFSI com 110 CV e caixa manual de 6 velocidades e 1.5 TFSI com 150 CV e transmissão S tronic de 7 velocidades) e uma Diesel 2.0 TDI com dois níveis de potência, 110 e 150 CV, com caixa de velocidades manual com 6 relações e transmissão automática S tronic de 7 velocidades, respetivamente.

Os preços começam nos 28.632 euros (30 TFSI) entre os gasolina e nos 32.557 euros (30 TDI) no Diesel.

Motores Gasolina Potência Preço
30 TFSI 110 CV 28.631,88€
30 TFSI Advanced 110 CV 29.943,24€
30 TFSI S line 110 CV 31.065,50€
35 TFSI S tronic 150 CV 34.628,57€
35 TFSI S tronic Advanced 150 CV 35.938,84€
35 TFSI S tronic S line 150 CV 37.062,96€
Motores Diesel
30 TDI Base 116 CV 32.557,16€
30 TDI Advanced 116 CV 33.914,47€
30 TDI S line 116 CV 35.021,39€
35 TDI S tronic Base 150 CV 40.869,95€
35 TDI S tronic Advanced 150 CV 42.485,12€
35 TDI S tronic S line 150 CV 43.467,14€