Audi em chinês escreve-se com maiúsculas e sem anéis

13/11/2024

A Audi criou uma marca exclusiva para o mercado chinês em aliança com o gigante SAIC. Com esta parceria, as duas empresas confiam conseguir o melhor de dois mundos: juntar o ADN da marca alemã à capacidade de inovação chinesa.

 

A nova marca destina-se ao desenvolvimento e produção de veículos elétricos e inteligentes.

A marca chama-se AUDI, assim mesmo, com maiúsculas, e não tem o logotipo dos quatro anéis, assinalando assim “tanto a ligação como a diferenciação da marca irmã”, revela o construtor alemão em comunicado.

A Audi foi a primeira marca de automóveis premium a entrar no mercado chinês, em 1988. Ao lançar a sua nova marca AUDI em cooperação com a SAIC, a empresa sublinha agora a sua reivindicação deste papel. A AUDI é moldada a 100% pelo ADN da Audi e incorpora a “Vorsprung durch Technik” na era dos veículos elétricos inteligentes e conectados.

Para a AUDI, o construtor alemão traz para a mesa o know-how em produtos e design premium, desenvolvimento global de veículos e engenharia, enquanto a SAIC oferece inovações rápidas, um ecossistema tecnológico bem estabelecido e uma visão profunda das exigências do mercado local.

Como resultado dessa colaboração, surge a Plataforma Digital Avançada, que será a base dos futuros modelos da marca.

O CEO da Audi, Gernot Döllner, salienta: “A plataforma conjunta será a base para uma nova geração de veículos conectados inteligentes de última geração exclusivos para a China. Os próximos modelos destinam-se a um novo segmento de clientes promissor e simultaneamente exigente. A cooperação irá expandir ainda mais o portfólio de veículos elétricos a bateria (BEV) da Audi na China e acelerar a transformação da empresa no maior mercado do mundo”.

Concept car AUDI E vai ser a base dos primeiros modelos

Com o anúncio da criação da AUDI surgiu também a revelação do seu primeiro concept car: o AUDI E, que foi desenvolvido conjuntamente por especialistas da Alemanha e da China.

O AUDI E oferece uma antevisão dos primeiros três modelos elétricos da AUDI, que serão automóveis dos segmentos de tamanho médio e grande (B e C). O modelo de colaboração reduz o tempo de colocação no mercado em mais de 30%, com o primeiro modelo a começar a ser vendido em 2025.

O AUDI E foi concebido à medida do consumidor premium chinês, mais jovem e melhor conhecedor da tecnologia, que espera grande conetividade e condução automatizada, um interior simultaneamente familiar e surpreendente e uma experiência emocionante.

Um automóvel grande e amplo

Com 4.870 mm de comprimento, 1.990 mm de largura e 1.460 mm de altura, além de uma distância entre eixos de 2.950 mm, o AUDI E concept posiciona-se como um Sportback totalmente elétrico.

Graças à nova Plataforma Digital Avançada desenvolvida pela equipa conjunto sino-alemã, o AUDI E concept apresenta-se como um automóvel espaçoso com uma linguagem de design exterior altamente diferenciada. No interior, um habitáculo espaçoso, elegante e digitalizado oferece grande praticidade e uma experiência totalmente conectada no carro.

O concept E apresenta dois motores elétricos, localizados nos eixos dianteiro e traseiro, que fornecem uma potência total de 570 kW e 800 Nm. Juntamente com a tração integral quattro da Audi, isto permite uma aceleração dos 0-100 km/h em 3,6 segundos.

De acordo com a nota de imprensa, o veículo também se conduz como um verdadeiro Audi, tanto em termos de conforto como de dinâmica. Além disso, o AUDI E concept adotou funções de assistência ao condutor específicas da China e inovadoras. Estas oferecem uma experiência de condução que é igualmente relaxante e segura – seja em autoestradas, no tráfego denso das megacidades, e mesmo quando se utiliza o estacionamento automático.

O concept car está equipado com uma bateria de 100 kWh, que permite uma autonomia de 700 km, medida de acordo com o CLTC, quando totalmente carregada. A Plataforma Avançada Digitalizada possui uma arquitetura de 800 volts com carregamento super-rápido: apenas 10 minutos de carregamento rápido são suficientes para mais de 370 km de autonomia.

O AUDI apresenta um design exterior feito à medida dos clientes chineses, com cavas das rodas redondas e gráficos de iluminação envolventes em ambas as extremidades. A silhueta Sportback tem uma linha de tejadilho plana e alongada, com um aspeto dinâmico.

O design dianteiro e traseiro do Audi E concept combina o minimalismo nas caraterísticas de design com o maximalismo na funcionalidade. Em ambas as áreas, um laço preto incorpora todas as áreas funcionais. As luzes, os sensores e os elementos aerodinâmicos estão combinados numa área central.

Interior desenhado segundo os códigos estéticos tradicionais

O AUDI E foi desenvolvido pelo Beijing Design Studio, que tem um profundo conhecimento dos códigos estéticos tradicionais da China, bem como dos desejos dos clientes chineses.
Com isto em mente, a equipa de design de interiores “deu prioridade à combinação do conforto pelo qual a marca é conhecida e à integração perfeita da tecnologia. Assim, os utilizadores experimentam o conceito AUDI E como um oásis elegante, confortável e conectado, adequado ao estilo de vida urbano das megacidades chinesas”.

O AUDI E apresenta um ecrã tátil 4K curvo de pilar a pilar que oferece uma nova dimensão de informação intuitivamente acessível. Os espelhos retrovisores exteriores digitais estão integrados neste ecrã.

As portas integram madeira iluminada e microfibra num design de lamelas tridimensionais. Uma inspiração na arquitetura moderna que cria uma união fascinante de materiais naturais e tecnologia atual.

Um palco digital e físico

O sistema operativo AUDI OS do Audi E concept representa uma forma completamente nova de interação – inteligentemente adaptada ao cliente e às suas necessidades.

“O resultado é um palco digital e físico adaptado a todos os passageiros do automóvel. Especialmente durante as interações digitais, todas as informações cruciais são posicionadas e apresentadas no menu de nível superior”.

O AUDI E possui um ecossistema de entretenimento e aplicações com uma loja de aplicações e individualizado através do reconhecimento facial, que oferece muitas soluções inteligentes no automóvel. A interface do smartphone permite uma integração perfeita do dispositivo pessoal do utilizador.

Avatar de IA

O Assistente AUDI, um avatar de IA, está colocado no centro do interior, oferecendo controlos por toque e por voz. O seu design foi pensado para transmitir um feedback emocional durante a interação.

O AUDI Control, uma barra sensível ao toque que se encontra por baixo do Assistente AUDI na consola central, é um exemplo da combinação de controlos tácteis e funcionalidades digitais numa peça de design premium. Pode ser utilizada para navegar sem esforço em qualquer conteúdo do grande ecrã. Adapta-se contextualmente a qualquer função ou conteúdo com que os utilizadores estejam a interagir.