Inserido agora no seio da família Q8, o anterior e-tron atualiza-se com uma série de novidades estéticas e técnicas que elevam os padrões dinâmicos e a autonomia para valores até 600 quilómetros no caso da versão mais eficiente. Porém, no topo da gama SQ8 e-tron encontra-se agora também uma reformulada versão desportiva com três motores elétricos e 496 CV de potência.

Com o Audi e-tron lançado em 2019, o fabricante de automóveis premium entrou na era da mobilidade elétrica, marcando o início do futuro elétrico para a marca dos quatro anéis. Agora cerca de quatro anos volvidos, a Audi prepara o lançamento da atualização de meio de ciclo deste SUV de grandes dimensões, passando a adotar a denominação Q8 e-tron para assim integrá-lo na família de topo.

A pensar nessa mesma posição cimeira, a Audi irá lançar os modelos SQ8 e-tron e SQ8 Sportback e-tron (carroçaria mais dinâmica ao estilo coupé), que beneficiam de uma configuração de três motores elétricos para uma potência máxima de até 370 kW/503 CV e um binário de 973 Nm.

Esta versão mais desportiva conta com um motor dianteiro de 124 kW e de dois motores elétricos atrás, cada um com 98 kW, que alimentam separadamente cada roda traseira. O binário de propulsão pode ser distribuído pelos dois motores elétricos traseiros entre as duas rodas apenas numa fração de segundo.

A bateria tem uma capacidade ‘bruta’ de 114 kWh (104 kWh ‘úteis’), atingindo uma autonomia de 494 quilómetros no SUV e de 513 quilómetros no Sportback. Estas versões aceleram dos zero aos 100 km/h em 4,5 segundos e atingem os 210 km/h de velocidade máxima.

Os SQ8 e-tron aceitam carga rápida até 170 kW, o que reduz os tempos de espera nos carregamentos rápidos: cerca de 31 minutos a passar de dez a 80% em condições ideais. Num posto AC ou em ‘wallbox’, a carga máxima de base é 11 kW, podendo adotar uma segunda porta de carregamento para um carregador de bordo opcional de 22 kW.

Face aos demais modelos da gama, os SQ8 e-tron e SQ8 Sportback e-tron são dois milímetros mais baixos e 39 mm mais largos.

Interior com requinte desportivo

Tal como todos os modelos Audi de topo, o Q8 e-tron utiliza o sistema operativo MMI touch, composto por dois grandes ecrãs de alta resolução – o superior com uma dimensão de 10.1 polegadas e o inferior com 8.6 polegadas – que substituem quase todos os interruptores e botões convencionais.

Para além do funcionamento através dos dois visores táteis, muitas funcionalidades podem ser ativadas através do controlo por voz natural. O visor digital e o conceito de operação no Audi Q8 e-tron é complementado pelo Audi virtual cockpit com resolução Full HD.

Alguns dos elementos decorativos dos SQ8 e-tron são concebidos em fibra de carbono (também disponível no equipamento S line), alimentando assim a sua aura desportiva.

O lançamento da nova gama Q8 e-tron, incluindo o SQ8 e-tron, está previsto para o início de março de 2023, com as encomendas a abrirem a partir de janeiro de 2023.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.