Recorrendo à tecnologia BMW TwinPower Turbo, a mecânica de dois litros deste desportivo consegue debitar 265 CV entre as 4750 e as 6500 rpm, com um binário máximo de 400 Nm entre as 1750 e as 4500 rpm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 6,1 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada). Este motor está associado à caixa automática Steptronic Sport de oito velocidades com funcionamento adaptado para utilização desportiva. Com emissões de CO2 entre os 139 e os 148 g/km, o 128ti encaixa já na norma Euro 6d. Destaca-se ainda por contar com um sistema modulador de som ativo no interior, para manter a emoção interior, sem impactar no exterior.
Este modelo apenas com tração dianteira recorre a uma estética diferenciada repleta de detalhes desportivos, a par de elementos interiores que o diferenciam dos demais Série 1 da BMW, mesmo tendo por base o modelo mais extremo com a insígnia M Sport disponível na gama, o M135i xDrive.
Assim, este 128ti conta com para-choques específico com entradas laterais de ar provenientes do topo-de-gama M135i xDrive e embelezadores em vermelho, enquanto as saias laterais contam com o símbolo ‘ti’ também em vermelho na maioria das cores de carroçaria ou em preto nas cores vermelho (Melbourne Red) e azul (Misano Blue), para não destoar. Se o cliente desejar, as tonalidades encarnadas podem mesmo ser eliminadas. Na traseira, há duas saídas de escape com 90 mm de diâmetro cada, com acabamento cromado.
Para a dianteira, o visual ameaçador pode ainda ser acentuado com o opcional BMW Individual Shadowline, que reforça a tonalidade escura, a qual também está presente neste modelo nas molduras das janelas. As jantes de 18 polegadas M em duas tonalidades são exclusivas do BMW 128ti.
Por dentro, há diversos apontamentos em vermelho, para contrastar com o preto que é a tonalidade dominante, destacando-se ainda pela sigla ‘ti’ cozida no apoio de braços que, tal como os apoios de braços das portas, painéis das portas, painel de instrumentos e tapetes, contam com pespontos em vermelho. O mesmo se aplica, aliás, ao volante e à cobertura do airbag no volante M Sport. Opcionalmente, os clientes podem escolher bancos desportivos M Sport em couro perfurado ‘Dakota’ em preto ou vermelho com apontamentos em cinzento.
O sistema de infoentretenimento recorre ao sistema BMW Operating System 7.0 com tamanho até 10.25 polegadas no caso do opcional BMW Live Cockpit Professional. O controlo por gestos é possível e um sistema head-up display de 9.2 polegadas pode ainda ser equipado. A bagageira varia entre os 380 litros e os 1200 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos.
Tecnicamente melhorado
No capítulo técnico, o BMW 128ti destaca-se por ter uma afinação específica, recorrendo a suspensão rebaixada M Sport com barras anti-rolamento mais firmes e suportes para essas barras derivadas do M135i xDrive. O conjunto mola/amortecedor de nova configuração permite um rebaixamento de 10 mm. A marca garante que tomou diversas medidas para contrariar o efeito da potência na direção, o denominado ‘torque steer’, desde logo pela utilização de um diferencial autoblocante mecânico Torsen, que provém igualmente do modelo mais desportivo para melhorar a tração e passagem em curva.
Esta versão do Série 1 chega no mês de novembro.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.