Grupos BMW e Daimler unem esforços para liderar na mobilidade urbana

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Preparando a nova era da mobilidade automóvel, a Daimler AG e o Grupo BMW preparam-se para unir esforços na oferta de serviços de carsharing, com um acordo hoje assinado a prever a fusão das duas unidades de negócio das companhias, a Car2Go (Daimler) e a DriveNow (BMW). A união entre estas duas companhias fica-se apenas pela área da mobilidade, conforme frisam em comunicado.

A indicação de que as duas empresas se poderiam unir neste âmbito não é nova, surgindo ao longo dos últimos meses indicações de que a BMW e a Daimler estariam na iminência de fundir os seus serviços de mobilidade de forma a criar uma unidade de negócio bastante forte nas áreas de carsharing, transporte, estacionamento, carregamento e intermodalidade. O objetivo vai no sentido de ‘unificar’ para liderar, com cada companhia a deter uma percentagem de 50% nesta joint-venture.

“Os dois parceiros pretendem oferecer aos seus clientes uma experiência holística de um ecossistema inteligente e integrado de serviços de mobilidade conectados disponíveis ao alcance de um dedo. Juntos, o Grupo BMW e a Daimler AG planeiam crescer este modelo de negócio de forma sustentável e permitir assim a ampliação de serviços a nível global”, refere o comunicado, no qual são explicados os princípios deste acordo, ainda sujeito a aprovação pelas autoridades da concorrência locais.

Um dos pontos que é defendido é o da promoção da mobilidade elétrica, com a oferta de veículos elétricos para o carsharing a ser apontado como uma mais-valia neste acordo, bem como uma maior oferta de espaços de estacionamento e de carregamento.

Cinco áreas-chave

Ao todo, a nova companhia terá cinco pontos-chave, sendo elas a mobilidade intermodal com a moovel e a ReachNow (integração entre os diferentes meios, incluindo reserva e pagamento), o carsharing com a Car2Go e a DriveNow (com uma força combinada de 20.000 veículos em 31 cidades mundiais, incluindo Lisboa), transporte partilhado (Ride-Hailing, com a mytaxi, Chauffeur Privé, Clever Taxi e Beat, num total de cerca de 140 mil condutores disponíveis para viagens ao estilo táxi), estacionamento (com a ParkNow e Parkmobile Group a oferecer novas possibilidades no estacionamento sem moedas e maior facilidade na procura de lugares vagos) e, por último, o carregamento com a ChargeNow e Digital Charging Solutions (permitindo acesso a pontos de carregamento e pagamento de forma intuitiva com mais de 143.000 pontos mundialmente).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.