A BMW prepara um novo capítulo na sua história com a revelação de um novo concept para um Gran Coupé puramente elétrico, o Concept i4, que surge na mesma linha dos i3 e i8, mas que pretende aliar o prazer de condução à eficiência energética dos modelos 100% elétricos. A sua produção deverá ter início em 2021.

A sua revelação estava prevista para o Salão de Genebra, mas o cancelamento do evento helvético levou a marca bávara a apresentá-lo por via virtual, deixando ver uma nova identidade traçada pela enorme grelha dianteira, que se está a tornar imagem de marca da BMW.

Além do desenho esguio com muito cuidado aerodinâmico, o Gran Coupé elétrico da marca alemã exibe proporções compactas mas distância entre eixos alongada, assim oferecendo muito espaço a bordo num perfil desportivo e funcional que as quatro portas possibilitam. A pintura exterior acobreado Frozen Light Copper recupera uma tonalidade já apresentada no Vision iNEXT, mostrando um jogo de cores original.

Grande ponto de conversa é a grelha dianteira que, contraditoriamente com a ausência de um motor de combustão interna para refrigerar, ganha nas suas dimensões, mas que se torna também num painel de inteligência, com muitos sistemas de deteção e análise de dados. Enquanto isso, as saias laterais escondem a bateria e o difusor traseiro ocupa o espaço anteriormente ocupado pelos tubos de escape, para melhorar a sua eficiência.

Também as jantes têm um design exclusivo da BMW, misturando a eficácia aerodinâmica com uma conceção de baixo peso. Os faróis também representam uma ponte entre passado e presente, com os quatro aros denominados de ‘olhos’ a disporem de tecnologia LED. Na traseira, os farolins com formato em ‘L’ integram-se com os ‘ombros’ musculados, diferenciando-se depois pela proeminência do difusor na zona inferior com elementos em azul.

Interior é visão do futuro próximo

A bordo, o interior centra-se no condutor para os momentos em que este quiser assumir o comando do veículo. Assim, cada elementos do habitáculo está orientado no seu sentido. O ecrã curvo atrás do volante revela uma nova abordagem à apresentação das informações de condução, mostrando um pouco do que serão as versões de produção do iNEXT e do i4. O BMW Curved Display estende-se até ao painel central para uma aparência muito moderna. Quase todas as funcionalidades do veículo estão integradas no ecrã central, incluindo a climatização.

O painel de controlo central substitui a habitual alavanca da caixa com um sistema rotativo. Elementos como o controlador do sistema iDrive ou os botões de memória dos bancos nas portas têm acabamento em cristal, ao passo que os bancos têm uma combinação de tecido e pele para os seus revestimentos. A BMW promete muito espaço a bordo, aplicando ainda um toque desportivo com a adição de encostos de cabeça integrados nos bancos à frente e atrás.

Tecnologia elétrica na quinta geração

Entrando na sua quinta geração, a tecnologia elétrica da BMW (eDrive) dá mais um passo no i4 Concept, com desenvolvimentos próprios da marca para todo o sistema motriz, incluindo motor elétrico, eletrónica de controlo, unidade de carregamento e bateria de alta-voltagem. No caso do protótipo, conta com uma potência de 530 CV (390 kW) e autonomia de cerca de 600 quilómetros no ciclo WLTP a partir de uma bateria com 80 kWh e um peso de 550 kg.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em cerca de 4,0 segundos para uma velocidade máxima superior a 200 km/h.

Há ainda modos de condução diferenciados: ‘Core’, ‘Sport’ e ‘Efficient’, que afeta diversos elementos de apresentação do interior e da condução, desde a iluminação ambiente à apresentação das informações do painel de instrumentos, passando ainda por ajustes técnicos. A sonoridade do sistema elétrico é da autoria do famoso compositor de Hollywood Hans Zimmer em conjunto com Renzo Vitale, Designer de Som da BMW. O resultado é o BMW IconicSounds, que expressa, segundo a BMW, uma ligação perfeita entre passado e futuro.

“O BMW Concept i4 transporta a eletrificação para o núcleo da marca BMW. O desenho é dinâmico, limpo e elegante. Em poucas palavras: o BMW perfeito que também é de emissões zero”, afirma Adrian van Hooydonk, Vice-Presidente de Design do Grupo BMW

A produção em série do i4 irá começar em 2021 na fábrica principal do Grupo BMW, em Munique, com a particularidade de, no futuro, essa mesma linha de montagem produzir veículos com motor de combustão interna, híbridos Plug-in e elétricos.
a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.