Versão 100% elétrica do Série 7 é a mais potente (660 cv) de sempre da BMW. O preço deste topo de gama é de 188.000 euros e a autonomia chega aos 560 km.

 

Nunca a BMW ousara chegar tão longe. O novo i7 M70 xDrive, variante 100% elétrica do Série 7, é, porventura, a expressão máxima da marca alemã. Ou não seja este o desportivo premium 100% elétrico mais potente e rápido, alguma vez produzido na unidade fabril da Baviera.

Já vamos a números, mas comecemos pelo visual imponente, que respeita a sua identidade desportiva. Não será dizer pouco se acrescentarmos que nunca o “M” da assinatura assentou tão bem num modelo alemão, como comprovámos na sua apresentação internacional, em Lisboa, cada vez mais destino eleito para estes eventos. São muitos os predicados estéticos deste novo i7 M70 xDrive, já disponível nos concessionários nacionais.

Desportivo premium

No centro do design frontal está a nova interpretação dos faróis circulares duplos e da “grade” em forma de rim característicos da BMW. As funções de luz estão divididas em duas áreas distintas. A faixa de luzes bastante estreita, situada acima da dianteira, reúne as luzes de condução diurna, as laterais e os “piscas”.

Disponível como opção, os faróis de cristal BMW Iconic Glow criam um efeito de luz único. Já os faróis, estão posicionados nas unidades inferiores escuras esculpidas profundamente no “avental” dianteiro. Para um toque extra de exclusividade, pode ter-se um rim BMW iluminado Iconic Glow, disponível com o pacote M Performance. Além disso, pode combinar-se um contorno da grelha em preto brilhante, pela primeira vez.

Uma saia traseira específica do modelo com inserção de difusor completa a aparência expressiva deste modelo M Performance. Na traseira, um spoiler preto, uma faixa preta entre as luzes traseiras e uma incrustação – também em preto – distinguem-nos dos demais. Junta-se a isto uma grande seleção de tonalidades de cores disponível para o BMW i7 M70 xDrive, incluindo variantes de acabamentos de pintura Frozen com brilho fosco (produzidos à base de biomassa). A gama de cores exteriores permite ainda aos clientes personalizar o modelo: oito variantes de dois tons e mais de 100 cores de pintura especiais BMW Individual.

No habitáculo, todas as novidades “cheiram” a M. Num ambiente requintado e tecnológico, destaque para a iluminação das portas, para o volante em couro com três raios, para os pedais em alumínio e para os ecrãs específicos do BMW Curved Display, com sistema operativo 8.5. Também no interior é possível personalizar o BMW i7 M70 xDrive com nove cores distintas.

 

“Fogo” elétrico

O BMW i7 M70 xDrive está equipado com unidades de tração altamente integradas nos eixos dianteiro e traseiro, que reúnem o motor elétrico, a eletrónica de potência e a transmissão numa única caixa, muito compacta. Os dois motores funcionam segundo o princípio de um motor síncrono excitado eletricamente. Este tipo de solução permite evitar completamente o uso de metais de terras raras (necessários para componentes magnéticos) na produção do rotor. Em conjunto, estes dois propulsores geram uma potência máxima de 660 cv e 1.100 Nm de binário com a função M Sport Boost ativada, pressionado a patilha esquerda no volante, ou no modo Launch Control.

Com tal registo, o i7 M70 xDrive é capaz de cumprir o arranque dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, valor impressionante e que o torna no elétrico da BMW mais rápido de sempre. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, aponta aos 250 km/h, ainda que, no modo “Max Range”, este valor seja limitado, dado que o objetivo, aqui, será proteger a carga da bateria.

 

Carregamentos descansados

Já que falamos da bateria de iões de lítio (101,7 kWh de capacidade), mencionemos a autonomia. Segundo a BMW, não há motivos para preocupações, uma vez que esta pode oscilar entre os 488 e os 560 km (ciclo WLTP). Claro está que estes valores dependem muito do tipo de condução praticado. E este é um modelo que convida a prestações “empenhadas”, algo que “encolhe” a autonomia.

 

O BMW i7 M70 xDrive conta, de série, com um carregador de bordo (corrente alternada – AC) com 22 kW e é capaz de suportar carregamentos até 195 kW em corrente contínua, o que permitirá recuperar algo como 170 km de autonomia com somente 10 minutos de carga, durante uma paragem a meio da viagem numa estação de carregamento de alta potência.

Por último, não há como fugir ao preço: 188.000 euros. Ou seja, um despertar para a realidade, num modelo que é uma espécie de sonho eletrificado.

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