Publicidade Continue a leitura a seguir

BMW iX3 terá mais de 440 km de autonomia graças a avanços na bateria

Publicidade Continue a leitura a seguir

Preparando a aposta em novos modelos elétricos, a BMW revelou detalhes do seu iX3, cuja produção irá começar em 2020, que terá uma bateria de 74 kWh para uma autonomia superior a 440 quilómetros, já de acordo com o ciclo WLTP.

Este novo SAV da marca bávara, que prefere esse termo ao mais comum SUV, irá dar o pontapé de saída para a quinta geração de motorizações elétricas, que a partir de 2021 chegará também ao i4 e ao iNEXT. A este respeito, tanto o sistema motriz como a bateria de alta voltagem estão a ser desenvolvidas com vista a uma elevada eficiência e diversos progressos tecnológicos, sobretudo em matéria de células de bateria, que foram completamente redesenhadas.

O iX3 irá associar-se ao X3, sendo assim o primeiro modelo da BMW a dispor de variante convencional ou elétrica (contando ainda com uma variante PHEV), para um poder de escolha máximo. A marca detalha que o motor e a bateria são escaláveis em termos de potência e de capacidade de potência, assim adaptando-se a diversos modelos ou segmentos.

A quinta geração de tecnologias eDrive da BMW compreende um motor elétrico, uma unidade eletrónica de gestão e transmissão, compactadas numa unidade singular que requer menos espaço de instalação e é mais leve. O rácio entre a potência do motor e o peso do sistema motriz melhora em cerca de 30% em comparação com a anterior geração elétrica.

Além disso, a companhia alemã refere ainda diversos avanços na conceção da bateria elétrica, tirando partido dos ensinamentos da marca neste capítulo ao longo dos últimos anos, não só em termos de eficiência, mas também de fiabilidade e segurança. “No total, a bateria BMW de alta voltagem demonstra a otimização daquilo que é possível atualmente”, garante a BMW, em comunicado.

No caso do iX3, a potência declarada é de 210 kW/286 CV e o binário é de 400 Nm, com a marca a referir que um dos principais pontos de destaque do iX3 é a ausência de materiais raros na construção do motor elétrico. A tração é feita às rodas traseiras, permitindo maior eficiência geral. Comparativamente com o X3 de motor convencional, a bateria está montada em posição bastante baixa no piso do veículo, fazendo com que não exista perdas de espaço no habitáculo e na bagageira. Ainda de acordo com os dados preliminares da BMW, o consumo médio deste iX3 é de 20 kWh/100 km.