A BMW apresentou a sua primeira carrinha M3 Touring, variante que combina a maior versatilidade familiar com o foco desportivo que caracteriza esta submarca germânica. Com motor de seis cilindros em linha de 510 CV e chassis afinado a preceito, esta variante do M3 promete emoções fortes sem rejeitar o lado prático. As encomendas arrancam em setembro, enquanto as entregas aos clientes estão previstas para novembro.

Apesar de muitos pedidos nas gerações anteriores, a BMW sempre resistiu à ideia de lançar uma carrinha com a filosofia M, surgindo apenas agora, no 50º aniversário da BMW M Gmbh a versãoTouring que se junta à berlina M3 e aos ‘primos’ M4 Coupé e Cabrio.

O estilo exterior é vincadamente robusto, valendo-se dos tradicionais conceitos atléticos da divisão desportiva BMW M GmbH, com diversos elementos específicos que enfatizam o seu poderio visual, sobretudo na traseira, com difusor de grandes dimensões no qual se incluem as saídas de escape.

Embora claramente influenciado pela versão base, os detalhes desta M3 Touring foram definidos pelas necessidades de refrigeração e de passagem do ar para um maior equilíbrio aerodinâmico. Entre os muitos elementos típicos da BMM M estão a grelha vertical de duplo rim da BMW, as grandes saídas de ar laterais e cavas das rodas bem definidas, bem como as saias laterais inferiores. Em combinação com elementos em preto brilhante nos para-choques, forma uma banda negra de alto brilho a toda a volta do M3 Touring.

Qualquer que seja a cor da carroçaria, o tejadilho será sempre pintado em preto de alto brilho, com as barras de tejadilho e spoiler traseiro pintados na mesma cor. Opcionalmente, para quem preferir algo menos exuberante, a BMW permite pintar o tejadilho na mesma cor do resto da carroçaria. Na lista de opcionais encontra-se ainda um pacote exterior M Carbon com componentes aerodinâmicos em carbono.

Seis cilindros a rugir

Para este modelo, a marca optou pela motorização 3.0 M TwinPower Turbo de seis cilindros em linha desenvolvida para os modelos Competition das gamas M3 e M4. Debitam um máximo de 510 CV de potência e 650 Nm de binário, sendo a base do M4 GT3 de competição.

Os sistemas de arrefecimento e de fornecimento de óleo foram desenvolvidos para lidarem com as elevadas exigências das estradas e das pistas. O sistema de escape específico também tem ‘flaps’ controlados eletronicamente para variar a nota sonora dali proveniente.

O motor está associado à caixa automática M Steptronic de oito velocidades, com tecnologia Drivelogic (três programas para mudança de pneus), podendo ser utilizada a partir de patilhas situadas atrás do volante.

A potência é transmitida ao piso a partir de sistema de tração integral M xDrive que se associa ao diferencial Active M Differential no eixo traseiro para melhorar a sua eficácia mas também para otimizar a sua tração em momentos mais complicados de motricidade. A par do modo básico de tração integral, o sistema permite ainda selecionar o modo 4WD Sport que incrementa a propensão para a entrega da potência ao eixo traseiro. Com a desativação do sistema de controlo de estabilidade (DSC), o condutor passa a ter uma experiência mais ‘crua’ com um modelo de tração predominantemente traseira (2WD).

A suspensão foi amplamente revista para o M3 Touring, com elementos específicos para essa variante, como o eixo traseiro de ligações multibraços. Adicionalmente, beneficia ainda de suspensão adaptativa M com amortecedores controlados eletronicamente e direção Servortronic de rácio variável. O sistema de travagem oferece dois níveis de sensação para o pedal do travão. Neste capítulo, destaque ainda para a possibilidade opcional de equipar travões em carbocerâmica. As jantes de 19 polegadas à frente e de 20 são de série, podendo mesmo receber pneus de competição como opção.

A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,6 segundos, enquanto o exercício semelhante dos zero aos 200 km/h é cumprido em 12,9 segundos. A velocidade de ponta está limitada aos 250 km/h, embora a inclusão do pack Driver´s Package aumente a velocidade limitada eletronicamente para os 280 km/h.

Para utilização em circuito, o sistema de controlo específico ‘M’ inclui um botão de ajuste direto para os parâmetros do motor, chassis, direção, travagem e tração M xDrive, dando ao condutor a possibilidade de configurar o veículo a seu gosto. Paralelamente, os modos de condução ‘Road’, ‘Sport’ e ‘Track’ são pré-configurados com parametrização distinta do veículo consoante o momento de condução. Não falta um modo de controlo de drift e um cronómetro M Laptimer para contabilizar os tempos por volta.

Interior radical, mas sem esquecer a família

A bordo, a marca procurou novamente conciliar a aparência mais radical com a funcionalidade e comodidade própria de uma carrinha. Dessa forma, entre os elementos de série, destaque para o ecrã curvo BMW Curved Display com um painel de instrumentos personalizável de 12.3” a que se junta um ecrã tátil de 14.9 polegadas ao centro para controlo de diversas funcionalidades. Ambos os ecrãs estão posicionados por detrás de um único vidro, estando levemente orientados no sentido do condutor. A complementar este conjunto está um sistema head-up display opcional com informações específicas M.

Os bbancos dianteiros M Sport têm ajuste elétrico e funções de memória e de aquecimento, com revestimento em couro Merino. O pacote opcional M Carbon junta bancos estilo ‘bacquet’ em carbono para os dois ocupantes dos bancos da frente, com uma composição mais ligeira que permite poupar 9,6 kg face aos bancos de série. Os lugares traseiros são pensados para três passageiros.

Quanto à bagageira, que é o grande tema de conversa desta M3 Touring, dispõe de 500 litros na sua configuração de base ou 1510 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros em proporção 40/20/40. A tampa da bagageira conta com abertura e fecho automático.

A marca afirma que a bagageira dispõe de um espaço sob o patamar de carga para guardar a chapeleira caso tenha de ser removida para algum objeto de maiores dimensões e também calhas anti-deslizamento de objetos, opcionalmente, para limitar a sua movimentação durante a condução mais dinâmica.

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