Precavendo-se da chegada de novos rivais como o Mercedes-Benz CLE, a BMW atualizou o Série 4 Coupé e Cabriolet com novos elementos de design e de tecnologia para tornar os seus modelos mais distintos e, simultaneamente, herdeiros da linhagem de aptidões mais dinâmicas da marca bávara.
Assim, os novos Série 4 passam a beneficiar de novas pinturas e novas jantes de liga leve, juntando-se ainda novos faróis afilados em que as unidades LED no seu interior, que fornecem todas as funções de luz, foram redesenhadas e têm uma nova estrutura. Os faróis LED Adaptativos com controlo de luzes de máximos por matriz estão disponíveis como opção. Podem ser identificados por incrustações azuis e incluem luzes urbanas e função de luz de curva.
Também como parte do pacote M Sport Pro (se os Faróis LED Adaptativos fizerem parte do equipamento selecionado), estão as luzes M Shadowline com detalhes interiores escuros. Se o opcional Comfort Access estiver instalado, os faróis geram uma animação de luz de boas-vindas assim que o condutor e a chave do veículo se aproximam a menos de três metros do automóvel.
Atrás, os novos Série 4 também poderão receber iluminação com tecnologia Laserlight com efeito de iluminação inovador, vista pela primeira vez na edição especial de alta performance do BMW M4 CSL, produzida numa série limitada de 1000 exemplares. Aqui, cada um dos díodos laser ilumina um feixe de fibra ótica, dando às unidades traseiras um gráfico de luz intrincado. Aqui, fazem a sua estreia num modelo de produção em série em grande número.
O pacote M Sport opcional adiciona um carácter visual ainda mais expressivo com elementos como o difusor traseiro na secção inferior do para-choques, agora pintado em preto brilhante, ou as saídas de escape integradas na saia inferior traseiro com um diâmetro aumentado de 90 mm para 100 mm. Adicionalmente ao pacote M Sport, os clientes podem selecionar também os pacotes suplementares M Sport Pro e M Carbon exterior.Quanto a pinturas, a gama do Série 4 passa a contar com duas cores sólidas e oito metalizadas, com as tonalidades Verde ‘Cape York’ e Vermelho ‘Fire’ a serem novidades. Outras cores da gama de personalização BMW Individual podem ser selecionadas. As jantes podem agora ser de 19 polegadas.
Vincadamente diferente do ‘primo’ Série 3, o BMW Série 4 Coupé combina linhas dinamicamente fluidas e proporções elegantes com uma carroçaria otimizada para maior agilidade na condução, que se destaca pela elevada rigidez torsional e pelo chassis afinado a preceito para uma experiência mais focada no dinamismo.
Mas a nova gama Série 4 também se foca numa maior eficiência, graças a uma conjugação entre os motores eficientes, o design leve e a aerodinâmica otimizada (com um Cd de 0,25 no coupé e de 0,27 no Cabriolet). Prova dessa união é o facto de o capot, painéis laterais dianteiros e das portas e numerosos componentes do chassis serem fabricados em alumínio. Isto permite baixar o peso, melhorando os consumos, as emissões e a própria agilidade dos veículos. O modelo descapotável mantém o tejadilho de lona que pode ser ativado até aos 50 km/h e que demora apenas 18 segundos a abrir ou a fechar.
Mais refinado e tecnológico por dentro
Uma vez a bordo, há mudanças evidentes, como os volantes de novo design e o painel de instrumentos também diferente, a que se juntam ainda outros revestimentos para os bancos, novas opções de revestimentos para o habitáculo e, também, comandos opcionais em vidro ‘CraftedClarity’, os quais conferem uma sensação de ainda maior requinte.
Os bancos desportivos de série estão revestidos em Sensatec perfurado. O revestimento em pele Vernasca com acolchoamento decorativo disponível como opção é agora também oferecido na nova variante bicolor Preto/Vermelho. E ambos os modelos também podem ser especificados com o acabamento em pele BMW Individual Merino em três cores. Quando encomendado com o pack M Sport ou na versão M Performance, o Coupé vem com os bancos em M Performtex preto, em estreia num modelo da BMW, distinguindo-se pelo seu método de produção otimizado para a sustentabilidade.
O novo sistema iDrive com tecnologia QuickSelect permite melhorar a interação com a climatização, permitindo reduzir ainda mais o número de botões a bordo. A seleção da temperatura, a intensidade da ventilação e, se estiverem equipados, o aquecimento dos bancos e do volante podem agora ser ajustados por toque através do BMW Curved Display ou por comando de voz com a ajuda do Intelligent Personal Assistant.
O novo ecrã inicial do BMW Operating System 8.5 apresenta continuamente a vista do mapa do sistema de navegação ou outros gráficos configuráveis individualmente no ecrã de controlo. A função QuickSelect permite ativar diretamente a função selecionada desta forma, sem ter de entrar num submenu. A conectividade 5G é outro dos novos atributos do Série 4. Novos controlos de ajuste para as grelhas de ventilação no centro do painel de instrumentos e no lado do condutor e do passageiro dianteiro do tablier permitem que a direção do fluxo de ar seja ajustada utilizando movimentos de rotação e inclinação. A iluminação ambiente é de série com uma palete de nove cores à escolha. A funcionalidade de iluminação interior inclui animações de boas-vindas e de despedida.
Além disso, a par do BMW Curved Display retocado, os clientes poderão também escolher um elemento de realidade aumentada para o sistema de navegação BMW Maps, sendo este outro opcional para o Série 4. Estes modelos mantêm a configuração de quatro lugares (2+2), com dois bancos traseiros individuais, os quais podem ser rebatidos para melhorar a versatilidade no transporte de objetos de maiores dimensões.
A tecnologia ‘mild hybrid’ de 48V implementada em alguns modelos melhora a entrega de potência e a eficiência. A gama compreende motores a gasolina e turbodiesel, estando todos eles associados a caixas automáticas Steptronic Sport de oito velocidades de série com patilhas atrás do volante para controlo sequencial.
A gama inicia-se com o 420i com motor de 2.0 litros a gasolina de 184 CV de potência e 300 Nm de binário, havendo ainda outra versão a gasolina com motor de quatro cilindros, na forma do 430i xDrive com 245 CV e 400 Nm. Na vertente turbodiesel de entrada, há versão 420d de 190 CV de potência e 400 Nm de binário. Subindo a ‘parada’, há motores de seis cilindros em linha para as versões M Performance: a M440i xDrive debita 374 CV e 500 Nm, ao passo que nos Diesel há opção do 430d xDrive com 286 CV e 650 Nm e do M440d xDrive com 340 CV e 700 Nm.
Dependendo da variante, a tração pode ser traseira ou integral (xDrive). Algumas versões beneficiam de tecnologia de eletrificação ‘mild hybrid’ de 48 V, nomeadamente os motores de seis cilindros (gasolina e Diesel) e a versão Diesel de 190 CV.
Esta tecnologia, entretanto já comum, recorre a um motor de arranque/gerador elétrico de 48 V que permite oferecer até 8 kW/11 CV de potência suplementar em caso de necessidade de ritmo mais forte, mas também permite incrementar a eficiência. O sistema recupera a energia resultante das travagens numa pequena bateria de 48 V, com a energia aí armazenada a servir também para alimentar o sistema elétrico de 12 V a bordo por via de um transformador de voltagem.
A gama de sistemas de assistência à condução também foi melhorada, com os novos Série 4 Coupé e Cabriolet a disporem de sistema de aviso de colisão frontal com função de travagem, Informação de Limite de Velocidade com indicador de não ultrapassagem, Assistência manual de Limite de Velocidade e Aviso de Saída de Faixa de Rodagem com retorno à faixa de rodagem. O extra opcional de destaque é o pacote Driving Assistant Professional, que inclui o Assistente de Controlo da Direção e da Faixa de Rodagem, o Controlo Ativo de Cruise Control com função Stop&Go, o Assistente Automático de Limite de Velocidade, o controlo da velocidade de circulação e o reconhecimento de semáforos.
A produção do novo BMW Série 4 Coupé e do novo BMW Série 4 Descapotável permanecerá na fábrica do BMW Group em Dingolfing. O seu lançamento no mercado mundial terá início em março de 2024.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.