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Bosch, Shell e Volkswagen criam gasolina com emissões de CO2 20% mais baixas

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Os combustíveis com emissões poluentes mais baixas são vistos como alternativas mais sustentáveis para dar alguma ‘vida’ suplementar aos motores de combustão interna numa fase em que cada vez mais construtores apontam à eletrificação dos automóveis. Algumas companhias trabalham em conjunto com o intuito de acelerarem o desenvolvimento destes combustíveis renováveis de baixo carbono. A mais recente evolução surge pelo esforço conjunto da Shell, Bosch e Volkswagen, que desenvolveram uma gasolina mais ecológica.

À semelhança do que aconteceu com o R33 ‘Blue Diesel’ – ou Gasóleo Azul –, a Bosch, a Shell e a Volkswagen apresentam agora uma gasolina de baixas emissões de carbono. Este novo combustível, chamado ‘Blue Gasoline’ – ou Gasolina Azul – contém até 33% de energias renováveis, garantindo uma redução das emissões de carbono do poço à roda (‘well-to-wheel’) de pelo menos 20% por quilómetro percorrido.

Isto significa que, por exemplo, uma frota de mil de automóveis VW Golf VIII 1.5 TSI poderá economizar mais de 230 toneladas métricas de CO₂ por ano, considerando uma quilometragem anual de 10 mil quilómetros cada. A Shell irá compensar as restantes emissões de carbono pelo uso da Gasolina Azul através de acordos de compensação certificados. O plano inicial passa por disponibilizar o combustível em postos de abastecimento normais ao longo do ano, a começar na Alemanha.

“No caminho para a mobilidade amiga do ambiente, devemos garantir que não deixamos nenhuma oportunidade técnica por explorar, começando com a eletromobilidade e terminando com os combustíveis renováveis. Qualquer bocadinho de CO₂ que economizamos pode ajudar-nos a atingir as nossas metas climáticas”, afirma Uwe Gackstatter, presidente da divisão de Soluções de Motorização da Bosch.

Responsáveis da Shell e da Volkswagen também se demonstraram bastante satisfeitos com este novo passo em frente nos combustíveis sustentáveis. Sebastian Willmann, chefe de Desenvolvimento de Motores de Combustão Interna da Volkswagen, explica que “a Gasolina Azul é outro alicerce na redução efetiva das emissões de CO₂ por parte dos veículos. A alta estabilidade de armazenamento da Gasolina Azul torna o combustível particularmente adequado para uso em veículos híbridos plug-in. No futuro, a expansão da infraestrutura de carregamento e de baterias maiores significará que esses veículos funcionam predominantemente com energia elétrica e, portanto, que o combustível pode permanecer no depósito por períodos mais longos.”

Conformidade assegurada

As três companhias asseguram a conformidade da Gasolina Azul com o padrão EN 228/E10, ultrapassando inclusive o imposto em parâmetros-chave, como a estabilidade de armazenamento e o comportamento de ebulição. Aditivos de alta qualidade mantêm também o motor extremamente limpo e protegem-no contra a corrosão. Isto significa não apenas que o combustível pode ser distribuído através da rede de postos de abastecimento existente, mas também que pode ser usado em todos os veículos novos e existentes para os quais a gasolina Super 95 E10 foi aprovada.

A proporção de até 33% de componentes renováveis é composta de nafta ou etanol à base de biomassa, certificado pelo sistema Internacional de Sustentabilidade e Certificação de Carbono (ISCC). Uma das fontes dessa nafta é o “tall oil”, um subproduto da produção de celulose para papel. Mas a nafta pode também ser obtida de outros materiais residuais.

A Bosch vai lançar a Gasolina Azul nos postos de abastecimento de empresa já em maio de 2021, começando pela sua fábrica de Schwieberdingen, com uma implementação nos postos de abastecimento da empresa nas suas localizações de Feuerbach e Hildesheim programada para o decorrer deste ano. O fornecimento da gasolina convencional Super 95 E10 será gradualmente eliminada. Desde o final de 2018, o R33 Blue Diesel tem sido o único combustível Diesel que os postos de abastecimento da Bosch disponibilizam para os carros da empresa e veículos de fornecimento interno, estando cada vez mais disseminado igualmente nos postos de abastecimento normais na Alemanha. Atualmente, é disponibilizado em oito postos de diferentes marcas em todo o país, um número que se prevê que continue a aumentar.

Porém, as três empresas garantem, também, que os combustíveis renováveis não são um substituto para a eletromobilidade, mas sim um elemento complementar para a transição energética, lembrando que o uso desses combustíveis faz sentido em todos os modos de transporte, mas especialmente naqueles para os quais ainda não há um caminho claro e económico para a eletrificação. Além de navios e aeronaves, isso aplica-se principalmente a veículos pesados de mercadorias e veículos existentes, mas também a todos os veículos com motores de combustão interna ou motorizações híbridas que estão nas estradas em todo o mundo atualmente ou que serão construídos nas próximas décadas.