Emprestado da Audi, o motor de cinco cilindros utilizado no CUPRA Formentor VZ5 é uma obra-prima construída de forma artesanal, num processo que exige minúcia e competências para produzir aquele que é um dos motores mais exclusivos da gama da marca espanhola.

É um exemplo de integração europeia: desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, o Formentor VZ5 conta com um motor a gasolina de cinco cilindros que é montado na linha de motores de alta performance da Audi, em Győr (Hungria). Uma tarefa que é realizada com uma coreografia manual meticulosa para assegurar a máxima performance.

“Na produção de um motor tão exclusivo e de alta performance como o CUPRA Formentor VZ5, o artesanato é essencial”, explica Robert Buttenhauser, Membro do Conselho de Gestão de Produção de Motores da Audi Hungria. Dada a sua natureza excecional e complexidade, a atenção aos detalhes é ainda mais essencial. É por isso que apenas os profissionais mais qualificados têm um lugar nesta linha.

“A equipa envolvida na sua produção é constituída por perfis altamente qualificados que foram escolhidos pelo seu talento, experiência e paixão”, comenta. Depois de ter passado anos em outros postos de trabalho de montagem de motores, “aqui chegam aqueles que demonstraram a sua capacidade de realizar trabalhos que exigem uma precisão meticulosa”, acrescenta Buttenhauser.

A composição do motor de cinco cilindros encerra a mesma complexidade de um puzzle milimétrico, com 500 peças necessárias e até 40 pessoas para montar um único motor. Assim, também se explica um volume de produção limitado a 77 motores por dia, encaixando na perfeição com a própria exclsuividade do modelo a que se destinam.

Para Christoph Vierling, Chefe de Desenvolvimento de Veículos e Chassis da CUPRA, “este veículo redefine a engenharia e eleva a sua potência ao limite. Um exemplo disso é o som característico do seu motor de cinco cilindros, batidas de pura emoção”.

Consequentemente, os testes de performance a que o motor é submetido são tão únicos como o próprio veículo. “Todos os motores são exaustivamente testados nesta linha. Para corresponder aos 390 CV de potência do CUPRA Formentor VZ5, cada motor é testado a quente, iniciado e ensaiado antes de ser colocado no carro”, finaliza Buttenhauser.

Recorde-se que o Formentor VZ5 é uma celebração do motor de combustão interna numa fase em que se aproxima do seu fim, conforme foi definido pela CUPRA, que deu a esta versão o estatuto de edição limitada com apenas 7000 unidades em todo o mundo. Sabe-se já que a CUPRA tem a ambição de se tornar 100% elétrica até 2030.

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