É um exemplo de integração europeia: desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, o Formentor VZ5 conta com um motor a gasolina de cinco cilindros que é montado na linha de motores de alta performance da Audi, em Győr (Hungria). Uma tarefa que é realizada com uma coreografia manual meticulosa para assegurar a máxima performance.
“Na produção de um motor tão exclusivo e de alta performance como o CUPRA Formentor VZ5, o artesanato é essencial”, explica Robert Buttenhauser, Membro do Conselho de Gestão de Produção de Motores da Audi Hungria. Dada a sua natureza excecional e complexidade, a atenção aos detalhes é ainda mais essencial. É por isso que apenas os profissionais mais qualificados têm um lugar nesta linha.
“A equipa envolvida na sua produção é constituída por perfis altamente qualificados que foram escolhidos pelo seu talento, experiência e paixão”, comenta. Depois de ter passado anos em outros postos de trabalho de montagem de motores, “aqui chegam aqueles que demonstraram a sua capacidade de realizar trabalhos que exigem uma precisão meticulosa”, acrescenta Buttenhauser.
A composição do motor de cinco cilindros encerra a mesma complexidade de um puzzle milimétrico, com 500 peças necessárias e até 40 pessoas para montar um único motor. Assim, também se explica um volume de produção limitado a 77 motores por dia, encaixando na perfeição com a própria exclsuividade do modelo a que se destinam.
Para Christoph Vierling, Chefe de Desenvolvimento de Veículos e Chassis da CUPRA, “este veículo redefine a engenharia e eleva a sua potência ao limite. Um exemplo disso é o som característico do seu motor de cinco cilindros, batidas de pura emoção”.Consequentemente, os testes de performance a que o motor é submetido são tão únicos como o próprio veículo. “Todos os motores são exaustivamente testados nesta linha. Para corresponder aos 390 CV de potência do CUPRA Formentor VZ5, cada motor é testado a quente, iniciado e ensaiado antes de ser colocado no carro”, finaliza Buttenhauser.
Recorde-se que o Formentor VZ5 é uma celebração do motor de combustão interna numa fase em que se aproxima do seu fim, conforme foi definido pela CUPRA, que deu a esta versão o estatuto de edição limitada com apenas 7000 unidades em todo o mundo. Sabe-se já que a CUPRA tem a ambição de se tornar 100% elétrica até 2030.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.