Num teste de segurança e resistência inédito, a Volvo revelou como é que uma queda livre e desamparada de um carro de uma altura de 30 metros afeta a sua estrutura e como é que os seus destroços atrapalham as tarefas das equipas de socorro no local do acidente.

É um dos testes mais extremos alguma vez efetuados pela Volvo Cars, uma vez mais empenhada em aumentar a experiência em relação aos acidentes de viação e, também, auxiliar as equipas de socorro a libertar os ocupantes ‘presos’ nos destroços.

Para permitir serviços de socorro preparados para todos os cenários e para simular forças de colisão diversas, a Volvo Cars recorreu recentemente a uma técnica drástica, deixando cair diversos modelos da Volvo ao chão a partir de uma altura de 30 metros, graças à ajuda de uma grua.

Esta abordagem permite criar danos suficientes para simular de forma adequada os acidentes mais violentos em estrada, ajudando os serviços de emergência a lidar com o resgate das pessoas no interior, que poderão estar em estado crítico. A prioridade, nestes casos, é retirar as pessoas de dentro dos veículos acidentados com o menor número de movimentos possível, levando-os para o hospital de forma célere, usando ferramentas hidráulicas que permitem cortar a chapa em pontos definidos. Os especialistas em salvamentos rodoviários fazem menção, de forma comum, à ‘hora dourada’, que é o tempo no qual os pacientes devem ser libertados e levados para o hospital desde que o acidente ocorre.

Geralmente, os trabalhadores nos serviços de emergência utilizam veículos de sucatas como veículos de treino, por vezes, com mais de duas décadas de existência, o que não permite avaliar a resistência dos aços e a própria construção do habitáculo de forma fidedigna para os moldes atuais da indústria. Assim, estas sessões de treino revelam-se de grande utilidade para as equipas de socorro, com a Volvo Cars a ajudar desta forma.

a carregar vídeo

No total, foram deixados cair 10 modelos da Volvo, cada um caindo por mais do que uma vez. Antes de cada queda, os engenheiros de segurança da Volvo Cars fazem cálculos precisos sobre a quantidade de pressão e força necessária que cada carro necessita para ser exposto aos danos desejados.

“Temos trabalhado de forma próxima com os serviços de socorro suecos ao longo de muitos anos. Isso deve-se ao facto de partilharmos os mesmos objetivos: ter estradas mais seguras para todos”, refere Hakan Gustafson, investigador da equipa de acidentes de viação da Volvo Cars.

“Esperamos que nunca ninguém precise de experienciar o mais severo dos acidentes, mas nem todos os acidentes podem ser evitados. Por isso, é fundamental que existam métodos que ajudem a salvar vidas quando os acidentes mais graves acontecem”, complementa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.