Apresentado como um modelo revolucionário para a mobilidade elétrica de baixo custo, o Citroën Ami terá igualmente uma versão comercial para as entregas urbanas sem emissões, com um volume útil de carga superior a 400 litros e capacidade de carga útil de 140 kg, tirando partido de um espaço modular otimizado no lugar do assento do passageiro.

As limitações associadas às deslocações urbanas, a necessidade de uma solução de zero emissões e o forte crescimento das necessidades de entrega de encomendas são fatores que levaram a Citroën a desenvolver o My Ami Cargo, versão comercial do Ami de passageiros.

O My Ami Cargo mantém o look atípico do Ami de simplicidade e ‘simpatia’, sendo no interior que as diferenças aparecem, com a área do passageiro convertida num espaço de armazenamento de 260 litros capaz de acomodar uma carga útil de 140 kg, tendo sido obtida pela substituição do banco do passageiro por uma caixa modular, protegida por sete divisórias em polipropileno. O My Ami Cargo oferece, no total, um volume útil superior a 400 litros.

A divisória vertical separa a área destinada ao condutor da zona de carga, protegendo-o dos objetos transportados ao seu lado, ao mesmo tempo ficando abaixo da linha do corpo para uma visibilidade desimpedida a 360°. A prateleira modular que funciona, igualmente, como cobertura, suporta um peso máximo de 40 kg e transforma o habitáculo num verdadeiro escritório móvel, permitindo guardar documentos em formato A4, tais como notas de entrega, livros de encomendas, bem como um tablet. A prateleira pode, ainda, ser dobrada para que se possa armazenar artigos mais altos, colocados atrás do assento.

“O My Ami Cargo representa uma resposta engenhosa aos novos desafios enfrentados pelos profissionais que necessitam de transportar objetos num veículo inteligentemente concebido, funcional, elétrico e económico. Disponibiliza um volume de carga prático e modular, tirando partido de uma solução de mobilidade elétrica, ágil, segura e com um caráter único. Trata-se de um veículo que fornece uma solução concreta para as entregas de último quilómetro, em particular de pequenas encomendas, cujo número tem crescido exponencialmente nos últimos meses. O My Ami Cargo representa um enorme potencial comercial, como o demonstram os contactos iniciais estabelecidos com inúmeros parceiros.
Esta oferta complementará a gama de veículos comerciais da Citroën, em que cada versão propõe uma motorização eletrificada”, afirma Laurence Hansen, Diretora de Produto e Estratégia da Citroën.

Para transmitir a imagem das suas empresas através do My Ami Cargo, os clientes vão poder, em breve, levar a personalização exterior ao passo seguinte. As frotas com menos de dez veículos vão poder colocar o logótipo dos seus negócios na carroçaria dos My Ami Cargo. Para frotas com mais de dez veículos, os reparadores Citroën podem, antes da sua entrega, pintar a carroçaria na cor pretendida, aplicar o logótipo sob a forma de autocolante ou, ainda, cobri-lo, integralmente, com as cores e mensagem da empresa.

Com uma motorização elétrica de 6 kW (velocidade máxima de 45 km/h), a Citroën está a capitalizar os pontos fortes do Ami: económico, fácil de conduzir (sem obrigatoriedade de carta de condução), ágil em cidade (com 2,41 m de comprimento), recarregável através de uma simples tomada de 220V, cabo de carregamento integrado, entre outros. Além do objeto em si, todo o ecossistema Ami redesenhou a experiência para os clientes, agora totalmente digital, bem como o modo de distribuição, inédito.

A bateria de iões de lítio de 5.5 kWh pode ser recarregada numa simples tomada doméstica de 220V em apenas três horas, com uma autonomia máxima de 75 quilómetros.

Em caso de embate, o My Ami Cargo oferece uma proteção superior à dos veículos de duas ou três rodas graças à sua estrutura tubular de aço. O My Ami Cargo conta com uma carroçaria e posição de condução de altura equivalente à dos outros veículos na estrada, favorecendo a visibilidade.

O My Ami Cargo ficará disponível proximamente para encomenda, com ofertas à medida dos profissionais, consoante as suas necessidades e ‘plafonds’. Tendo em conta os valores para o mercado francês, o preço de aquisição base de 6490€ com impostos (bónus de 900 € incluído), ou através de um aluguer de longa duração, a partir de 24,18€ por mês (primeira prestação de 2508€ e bónus de 900€ incluído num contrato de aluguer de longa duração de 48 meses válido em França).

Este contrato de aluguer a longo prazo inclui a bateria e adiciona o benefício de baixos custos de utilização. No website, uma calculadora permitirá personalizar o pagamento mensal ao ajustar o período de aluguer de 24 até 48 meses ou o montante do primeiro pagamento. Desta forma, os clientes podem ajustar o financiamento consoante as suas possibilidades.

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