Sendo ainda bastante jovem (a DS Automobiles nasceu em 2014 e está em Portugal desde 2017), a marca francesa surgiu com o foco na sensação de luxo francês para trazer outro tipo de experiência para o mercado premium com características muito específicas. Continuando em permanente crescimento, a DS espera atingir cerca de 1200 unidades vendidas em 2023, procurando conquistar o seu espaço num mercado que está em franca transformação para a eletrificação, naquele que é um outro tipo de desafio.
Atualmente, a marca do Grupo Stellantis conta com sete DS Stores em território nacional, passando a deter um reforço na presença em Lisboa, mas espera abrir mais dois espaços do mesmo género no próximo ano. Esta é uma alavanca para prosseguir com o seu programa de expansão: com 2,2% de quota de mercado premium e o DS 7 E-Tense no top cinco dos plug-in híbridos premium, a marca destaca, precisamente, o papel do DS 7 na Europa.
Outra faceta da DS é agora a associação ao mundo do automóvel de forma mais explícita. Se a própria estruturação das gamas já indiciava essa mesma aproximação, a criação de coleções anuais para alguns dos seus modelos vem reforçar a ambição, com a mais recente linha Esprit de Voyage a enfatizar a experimentação sensorial da arte francesa para aquilo que a marca denomina de “viagem memorável com foco na experiência do cliente”.
Dos automóveis às experiências
Para a DS, tal é atingido a partir de dois pilares: o do ‘savoir-faire’ associado ao requinte francês e o das DS Experiences, ou seja, as experiências para o cliente. A parte do ‘savoir-faire’ está diretamente associada aos produtos, ou seja, aos automóveis, com esta edição a aplicar-se aos DS 3 e DS 9.Começando por este último, atualizado recentemente, sobretudo ao nível do infoentretenimento, com novo ecrã de 12 polegadas e novos revestimentos dos bancos, muito associados à ideia de “conforto de primeira classe”, não faltando ainda os materiais nobres e a abordagem dos DS Lounges para os lugares traseiros. A nível tecnológico, destaque para os sistemas Active Scan Suspension ou o DS Night Vision que colocam este modelo num patamar muito avançado.
No que diz respeito mais concretamente aos Esprit de Voyage, o interior destaca-se pela gravação a quente no local para guardar o smartphone, revestimento a couro Nappa Pearl Grey nos bancos e as soleiras das portas com gravação específica desta variante. No exterior, o visual é sublinhado pela gravação a laser nas capas dos retrovisores, pelas jantes de liga leve de 19 polegadas que são específicas da versão e os emblemas nas portas.
Disponível em versões híbridas (PHEV) E-Tense 4×4 360 e E-Tense 250, a gama começa nos 70.235€ para o nível de equipamento Rivoli+, passando pelos 78.735€ do Ópera e terminando no Collection Esprit de Voyage, por 79.355€, que passa a ser o novo topo de gama, com pouquíssimos itens opcionais de personalização.
O mais pequeno DS 3 repete muitos dos ideais da berlina de segmento superior com este nível de equipamento, ou seja, a gravação a laser nas capas dos espelhos retrovisores, as jantes liga leve de 18″ de estilo ‘Kyoto’, os emblemas das portas e as soleiras Esprit de Voyage. No interior, regista-se a gravação a quente na parte direita do tablier e revestimentos em couro Nappa Earl Grey nos bancos.
Os preços das versões térmicas – a gasolina – começam nos 32.525€ do nível de equipamento Bastille, nos 32.525€ para o Performance Line, nos 39.025€ do Collection Esprit de Voyage e nos 41.475€ do Ópera.
No caso da variante E-Tense, há menos um nível de equipamento, começando nos 43.650€ do Performance Line, passando pelos 47.300€ do Collection Esprit de Voyage e terminando no Ópera por 49.750€.
O segundo pilar, divulgado agora pela DS, passa pelas experiências associadas ao programa Only You, como o Only You Privilege, que será implementado durante o ano de 2024 para experiências de parcerias com restaurantes, eventos culturais ou estadias em hotéis, ou o DS Rent e DS Valet.
Dentro dessas experiências Only You Privilege, a marca tem como primeira experiência a parceria com o restaurante Eleven através de um programa denominado VIP Driver, ao abrigo do qual os clientes podem ser transportados por um DS 9 com motorista para o restaurante.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.