Apostada em ampliar a sua lista de clientes, a Volvo apresta-se a lançar em Portugal o seu SUV mais compacto, o EX30, que é o modelo mais compacto de toda a gama, mas que consegue ser também inovador em diversos aspetos, como na sustentabilidade, tecnologia e prestações. A aposta elétrica já não se altera e faz parte dos próprios genes da marca sueca.

O segmento dos B-SUV continua em crescendo a nível mundial, sendo uma tendência à qual também a Volvo adere com o EX30, um SUV mais pequeno, de apenas 4233 mm, que serve de entrada na marca e que tem por missão ir ‘buscar’ novos tipos de clientes – mais jovens, mais tecnológicos, adeptos da conectividade e mais responsáveis ecologicamente, mantendo também o foco na já tradicional questão da segurança. Mas, também com a premissa fundamental de um preço mais acessível, para que a mobilidade elétrica chegue a mais pessoas.

Não deixa de ser relevante que a Volvo tenha apostado neste SUV compacto para tentar conquistar uma faixa de condutores mais jovem e ambiciosa por novas experiências. O primeiro dos aspetos que apontam para esta ideia é a das suas dimensões. Com 4233 mm de comprimento e 2650 mm de distância entre eixos, o novo EX30 é compacto, mas ao mesmo robusto e com atributos de irreverência ao nível do design. Cada vez mais importante no momento de escolha, o design do EX30 revela a ambição de trilhar novos caminhos, mesmo que o toque premium não seja perdido. Mas, tornar-se-á mais lato na sua perceção.

A dianteira é a face mais representativa dessa evolução do desenho da Volvo, com uma grelha fechada e representação digital dos faróis ‘Martelo de Thor’, conceito que se estreou na marca em 2014 com o XC90, mas cuja aparência está hoje mais dinâmica, com assinatura LED. Atrás, com grupos óticos separados e ‘ombros largos’, sublinha a pose robusta, algo que as jantes – entre as 19 e as 20 polegadas – também sublinham.

Funcional e sustentável

O interior tem uma abordagem também irreverente, pautada por um minimalismo escandinavo, sem botões físicos e com diversos elementos provenientes de materiais reciclados – claramente visíveis na tablier e nas portas, naquela que é uma imagem diferente do que é usual nos Volvo. Além disso, outros revestimentos são também provenientes de materiais sustentáveis, ao passo que a vertente tecnológica baseia-se agora num único ecrã central tátil de 12.3 polegadas, que tem por base um sistema de infoentretenimento Google, com aplicações como o Google Assistant ou o Maps, além de outras aplicações passíveis de serem descarregadas a partir da loja digital da gigante tecnológica, como o Waze ou Spotify.

Tudo a apelar aos condutores mais jovens, que valorizam cada vez mais as benesses da tecnologia. Adicionalmente, o novo EX30 será também o primeiro automóvel da Volvo a incorporar a conexão ao sistema Apple CarPlay sem fios. O sistema de infoentretenimento recorre ainda à conectividade 5G e à plataforma tecnológica Snapdragon Cockpit da Qualcomm Automotive para assegurar uma resposta rápida do sistema.

O EX30 também virá com uma funcionalidade de chave digital que facilita a partilha do automóvel com outras pessoas. Construída com base nas avançadas normas industriais, como a banda ultralarga, esta tecnologia será compatível com uma vasta gama de marcas e modelos de telemóveis. Por outro lado, a aplicação do automóvel oferece todos os serviços relevantes relacionados com o mesmo, desde o carregamento até ao aquecimento remoto do EX30. Este automóvel também está preparado para receber atualizações de software remotas (OTA) que farão com que vá ficando melhor ao longo do tempo.

A arrumação foi também um dos aspetos pensados pela Volvo no desenvolvimento deste EX30, cuja base é a plataforma SEA, do Grupo Geely, que agrupa de forma mais simples e compacta os diversos elementos da cadeia cinemática – motor(es), baterias e unidades de controlo.

Entre os dois bancos dianteiros, por exemplo, está um sistema deslizante versátil que permite ao condutor variar a forma como utiliza o espaço. O túnel inferior tem uma área de arrumação que protege os pequenos objetos, como os óculos de sol ou os auriculares, sendo possível, no espaço maior em cima colocar, por exemplo, uma mala. Já as portas estão desprovidas dos tradicionais altifalantes, estando equipado apenas com um altifalante a toda a largura do tablier, junto ao para-brisas. Acabam-se assim muitos cabos nas portas e reduz-se o peso. Há ainda diversos ambientes criados especificamente para tornar o habitáculo mais ao gosto do condutor.

Também na bagageira, a arquitetura elétrica permite obter valores interessantes para o segmento em questão, variando entre os 318 e os 904 litros, dispondo ainda de uma pequena área de bagagens na dianteira (‘frunk’) com sete litros.

O mais rápido de sempre

Com o EX30, a Volvo pretende dar aos clientes a liberdade para escolherem qual a bateria que melhor se adequa às suas necessidades, bem como o nível de potência que desejam. O novo SUV apresenta três opções de propulsores e duas bateria diferentes, o que lhe permite apresentar também um preço de entrada mais atrativo para o segmento em que se insere.

Para os clientes que passam a maior parte do seu tempo na cidade ou a fazer distâncias mais curtas entre carregamentos, a marca propõe o ‘Single Motor’ com bateria LFP de 51 kWh. Esta utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, sendo mais económica e com uma produção que consome menos recursos, com 344 quilómetros de autonomia no ciclo combinado WLTP. Com motor elétrico de 200 kW/272 CV de potência e 343 Nm de binário, a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 5,7 segundos. O máximo de potência de carregamento é 134 kW, demorando 48 minutos a carregar de 10 a 80% do estado de carga.

Numa posição intermédia encontra-se o ‘Single Motor Extended Range’, já com bateria NMC (lítio, níquel, manganésio e cobalto), com 69 kWh de capacidade, a qual proporciona uma autonomia até 480 quilómetros. O motor é o mesmo da versão base, acelerando dos zero aos 100 km/h em 5,3 segundos.

No entanto, para aqueles que privilegiam a performance, a Volvo criou o ‘Twin Motor Performance’, com um segundo motor elétrico e tração integral (um por eixo). No total, é capaz de fornecer 315 kW/428 CV de potência e 543 Nm de binário, acelerando dos zero aos 100 km/h em 3,6 segundos – o modelo/versão mais rápida de sempre da Volvo. Com bateria de 69 kWh, pode carregar a um máximo de 153 kW, sendo possível carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos.

A marca sueca explica, por outro lado, que teve em conta a importância de uma experiência de condução melhorada, pelo que afinou o chassis do EX30 para tirar o máximo partido das suas dimensões compactas. O seu baixo centro de gravidade, bem como o seu peso relativamente reduzido e distribuído de forma uniforme, são argumentos referidos para uma condução mais ágil dentro e fora da cidade.

Tornar os elétricos mais acessíveis

A Volvo leva já uma campanha de pré-encomendas do novo EX30 em Portugal, com o preço da versão base (‘Single Motor Core’) a começar nos 37.900€ (ou 30.800€ sem IVA), sendo que nenhum dos preços inclui as despesas de transporte e de documentação. Note-se ainda que a Volvo oferece cinco anos de manutenção programada incluída.

A produção deverá arrancar no final do ano, com as primeiras unidades previstas para entrega a clientes no início de 2024. Nota ainda que, a partir de meados do próximo ano, o Volvo EX30 terá também disponível uma versão Cross Country com equipamento específico em alusão à sua maior versatilidade fora de estrada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.