O Cybercab, o protótipo do Robotaxi da Tesla, vem-se mostrar à Europa já este mês, mas Portugal não está entre os países que recebem a última novidade da Tesla.
O Cybercar vai-se mostrar em seis cidades europeias já a partir do próximo dia 23, começando por Paris. Esta ofensiva de charme acontece num momento em que a Tesla está a trabalhar para provar a valia da tecnologia para vir a obter as necessárias aprovações regulamentares tanto nos Estados Unidos como, posteriormente, na Europa.
“Este é o futuro da autonomia”, afirma a Tesla num post na rede social X, também ela propriedade de Elon Musk.
O Cybercab foi revelado em outubro, num evento em Hollywood, depois de vários adiamentos. O robotáxi da Tesla não tem volante nem pedais, sendo totalmente autónomo.
O périplo do Cybercar pela Europa começa no dia 23 em Paris, seguindo-se Londres, Berlim, Estocolmo, Oslo e, finalmente, Amsterdão.
Ao contrário do que aconteceu com a apresentação europeia da Cybertruck, Portugal não faz agora parte do roteiro da Tesla.
O Cybercab não chegará neste primeiro contacto nem a Lisboa nem ao Porto, as duas cidades portuguesas que fizeram parte da primeira tour do Cybertruck.
O Tesla Cybercab tem duas portas basculantes que abrem para fora e para cima e tem dois bancos com um apoio de braços no interior. O destaque do habitáculo é o maior ecrã de qualquer Tesla, colocado mesmo no centro do tablier.
Num vídeo teaser recente, a Tesla mostrou o veículo a carregar sem fios a velocidades até 25 kW, com uma capacidade total da bateria de cerca de 40 kWh.
A Tesla está a começar a introduzir a tecnologia de carregamento wireless. Tanto o Cybercab como a Cybertruck já estão preparados para ser carregados desta forma, sendo espectável que outros modelos da marca norte-americana venham também a carregar a sua bateria sem a utilização de cabos.