A Daimler Truck aposta em duas áreas distintas de desenvolvimento para os transportes pesados, reforçando a sua aposta na tecnologia elétrica, mas também aprofundando os seus esforços na pesquisa da pilha de combustível a hidrogénio. A marca alemã pretende cobrir todos os potenciais caminhos de evolução no setor dos transportes de mercadorias.

Num primeiro plano, a Daimler Truck anunciou o reforço do seu acordo de cooperação com a Contemporary Amperex Technology Co. Limited (CATL), especialista no desenvolvimento e produção de baterias de iões de lítio, com a companhia chinesa a ser escolhida para fornecer as baterias para o Mercedes-Benz eActros de longo curso, que deverá entrar em produção em 2024. O fornecimento irá prolongar-se para lá de 2030.

De acordo com as informações já conhecidas, as baterias de iões de lítio irão combinar elevada desnidade energética com um ciclo de vida bastante longo, bem como a capacidade de carregamento rápido para fazer face aos desafios dos transportes pesados. Adicionalmente, ambas as marcas vão investir e reforçar o trabalho em conjunto no desenvolvimento de baterias de nova geração e de packs para aplicações específicas de camiões, com um foco maior na modularidade e na escalabilidade de forma a que possam ser aplicados em aplicações distintas de camiões elétricos do futuro.

A Daimler Truck prevê para o Mercedes-Benz eActros, camião 100% elétrico, uma autonomia a rondar os 500 quilómetros, tornando dessa forma o transporte de mercadorias mais eficiente.

Parceria com a Shell para o hidrogénio

Noutra área de desenvolvimento, a Daimler Truck e a Shell New Energies NL (‘Shell’) assinaram um acordo conjunto para acelerar a adoção de camiões com pilha de combustível a hidrogénio (FCEV) na Europa. As empresas planeiam apoiar a descarbonização dos transportes pesados através da implementação de uma infraestrutura de abastecimento de hidrogénio e da criação de veículos FCEV.

A Shell pretende arrancar com uma rede de abastecimento de hidrogénio juntando três pontos de produção de hidrogénio verde no porto de Roterdão (Países Baixos), Colónia e Hamburgo (Alemanha) com postos para veículos pesados nesses pontos. A partir de 2025, a Mercedes-Benz pretende ter os seus primeiros camiões a hidrogénio nas estradas, havendo um objetivo comum de expandir o ‘corredor de hidrogénio’ para os veículos pesados de mercadorias, que será de cerca de 1200 quilómetros em 2025, prevendo-se chegar às 150 estações de abastecimento de hidrogénio e 5000 pesados FCEV da Mercedes-Benz em 2030.

Tanto a Daimler Truck, como a Shell, são membros fundadores do consórcio H2Accelerate, que prevê acelerar o investimento na pilha de combustível a hidrogénio na Europa.

Daimler com estratégia agressiva contra as emissões

A Daimler Truck AG tem por objetivo estabelecer-se como uma marca direcionada para a neutralidade carbónica na utilização em estrada (‘tank-to-wheel’) na Europa, Japão e América do Norte em 2039.

Já em 2022, a companhia terá no seu portefólio modelos de produção em série totalmente elétricos nesses mercados, esperando-se em 2027 a massificação dos camiões e veículos a pilha de combustível a hidrogénio.

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