De Tomaso ‘ressuscita’ oficialmente com novo P72

04/07/2019

Celebrando o seu 60º aniversário, a De Tomaso, uma marca clássica que ganhou notoriedade com o seu Pantera, apresentou no Festival de Goodwood o modelo desportivo que assinala o seu regresso à ação, o P72.

Inspirando-se claramente nos desportivos das décadas de 1960 e 1970, o De Tomaso P72 é também uma forma de homenagear os esforços do fundador da companhia, Alejandro de Tomaso, que morreu em 2003, colocando a marca em hibernação sem data de fim. Pelo menos, até ao momento em que os direitos da marca foram adquiridos pela Ideal Team Ventures (ITV) em 2014.

No entanto, com o P72, a marca aplica uma dose de modernidade com a vontade de homenagear o passado, nomeadamente o P70, um concept resultante de uma parceria entre Alejandro de Tomaso e Carroll Shelby ainda na década de 1960. Contudo, se esse projeto conjunto não viria a ser concluído, Tomaso viria a apresentar um modelo, o Ghia-De Tomaso Sport 5000, que ficou conhecido como P70.

Honrando esse legado, o P72 recorre ao chassis concebido para o Apollo IE, tratando-se essa de uma outra marca detida pela ITV. Não se conhecem ainda os dados técnicos do P72 (embora deva ser um veículo com motor térmico convencional), mas sabe-se já que terá uma produção limitada a 72 exemplares, o que lhe garante já um estatuto de futuro clássico com preço condizente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.