Através dos seus protótipos nunca antes vistos, revelados agora ao abrigo do projeto ‘Porsche Unseen’, a marca alemã tem mostrado como é que as ideias de design resultaram em modelos finais nalguns casos – uma grande parte dos protótipos apresentados agora nunca chegaram a ter uma versão correspondente de produção em série.

Além de conceitos como o 919 Street ou o Renndienst, que já apresentámos no Motor24, outros estudos mostraram como o caminho do design pode resultar em ideias mais realistas para utilização posterior em veículos de produção. Um destes casos é o do Vision Turismo (ou 960 Turismo), cujas linhas apontam para um antepassado do elétrico Taycan.

No entanto, este Turismo não tinha como ideal a motorização elétrica que veio a ser utilizada no Taycan. Nascido em 2016, o 960 Turismo nasce de uma série de coincidências, iniciadas por um acaso, relatado pelo diretor de design da Porsche, Michael Mauer.

“Quando estava a passar pelo gabinete de um designer, vi a representação esquemática do Porsche 918 no quadro dele. Uma linha tinha sido redesenhada com uma caneta de feltro para mostrar um contorno descendente. Pelo canto do olho, parecia uma porta traseira. Fiquei abismado!”, referiu o responsável alemão, confessando que nasceu assim a ideia para um superdesportivo de quatro lugares.

A ideia inicialmente passava pela adoção de um motor convencional, mas depressa chegaram à conclusão que a performance não estaria em linha com o que se deseja num automóvel da Porsche, pelo que a o Vision Turismo acabou por não ‘arrancar’.

“Atendendo à questão das proporções e à emergência do tópico da mobilidade elétrica, descobrimos que a ideia poderia ser concretizada ainda melhor com recurso a um motor puramente elétrico”, acrescenta Mauer. Ou seja, se o Mission E deu, depois, uma ideia muito concreta sobre a versão final do Taycan, o ponto de partida estava aqui, neste concept desenhado em 2016.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.