A startup Lucid Motors promete bater a Tesla na autonomia e nas performances

Os responsáveis da Lucid Motors afirmaram que a sua empresa não receia desafiar a Tesla no seu campo, o automóvel elétrico de longa autonomia, apesar da congénere norte-americana ter anunciado recentemente que pretende lançar no Model S versão revista e atualizada da bateria, com autonomia ‘esticada’ para 640 km.

A luta com a Tesla não será fácil, mas a Lucid Motors está a preparar-se bem, garante Peter Rawlinson, o engenheiro britânico que saiu da empresa de Ellon Musk para lançar-se na aventura de criar esta nova marca de automóveis elétricos.

A empresa iniciou a contagem decrescente para a revelação do seu primeiro modelo, que deverá apresentar no início de abril e o objetivo está traçado: bater a Tesla em todos os capítulos que lhe valem o estatuto de referência na área da eletrificação do automóvel.

Lucid Air com autonomia para mais de 640 km

O Lucid Air vai ser um modelo de luxo para competir com o Tesla Model S. O elétrico da Lucid foi anunciado com um pack de baterias com 130 kWh de capacidade, que lhe permitirá alcançar 644 quilómetros com uma só carga. Números que a marca de Elon Musk também já prometeu… Mas a vantagem técnica da Lucid estará num sistema elétrico de mais de 900 volts. «A Tesla utiliza 400 volts. A Porsche apresenta um sistema de 800 volts. Nós vamos a ter um sistema de mais de 900 volts.», explicou Peter Rawlinson.

De acordo com aquele responsável, o novo sistema permitira ao Lucid Air ultrapassar claramente a concorrência, pois a versão de produção da berlina contará com uma motorização mais eficiente (e com uma bateria de menor tamanho), que permitirá aumentar de forma notável a sua autonomia. Segundo Rawlinson, o Lucid Air poderá percorrer até 8 quilómetros por kWh consumido, ultrapassando o Tesla Model 3 no capítulo da eficiência.

Disponível para reservas

A Lucid Motors está a aceitar depósitos no valor de 1000 dólares, cerca de 900 euros, com vista à reserva das primeiras unidades, cuja produção só deverá arrancar nos últimos meses de 2020. As primeiras informações apontam para um preço a rondar os 60 mil dólares nos Estados Unidos, para a versão base da berlina, com motor traseiro a debitar cerca de 400 cv. O Lucid Air estará também disponível numa versão topo de gama, com dois motores capazes de uma potência combinada de cerca de 1000 cv.

Veja o primeiro vídeo ‘teaser’ do modelo, publicado pela marca esta semana, a poucas semanas da apresentação oficial, em Nova Iorque, no inicio de abril.

 

 

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.