O EX30 ganhou uma versão todo-o-terreno. O Volvo EX30 Cross Country foi ontem apresentado pela marca sueca e já pode ser encomendado em Portugal. O preço começa nos 56.528 euros.
O EX30 Cross Country é mais alto e robusto do que a versão original do SUV compacto 100% elétrico. Tem tração às quatro rodas e jantes especiais de maiores dimensões, podendo ser equipado com pneus todo-o-terreno.
As diferenças da versão Cross Country estão também no design, que lhe confere uma maior robustez. Os guarda-lamas, bem como as extensões dos arcos das rodas, sem em negro e evidenciam a vocação aventureira da versão.
O painel frontal do EX30 Cross Country e a tampa da bagageira recebem uma cor escura, com a frente a apresentar “uma peça de arte única que mostra a topografia da cordilheira Kebnekaise no Ártico da Suécia – uma inspiração para muitos dos nossos designers”, sublinha a marca.
A Volvo escolheu uma cabana na floresta ártica do norte da Suécia para apresentar o EX30 Cross Country, que foi revelado durante uma conversa à lareira. Como o modelo original, tem uma autonomia de até 427 km e zero emissões de gases de escape, e pode ser carregado de 10 a 80% em apenas 26 minutos. Com apenas 10 minutos de carga num ponto ultrarrápido consegue mais 110 quilómetros de autonomia.
Já disponível para encomenda em Portugal, o EX30 Cross Country está à venda a partir de 56.528 euros, sendo cerca de 5 mil euros mais caro do que a versão original do EX30 comparável.
O EX30 Cross Country tem o nível de equipamento Ultra de série, que inclui o Twin Motor Performance, teto panorâmico, temas de ambiente e o Park Pilot Assist.
O EX30 é o primeiro modelo 100% elétrico a ter uma versão Cross Country, já com longa tradição na marca sueca. “Lançámos o nosso primeiro veículo Cross Country há mais de 25 anos e este conceito de veículos duradouros e resistentes a todas as condições climatéricas é fundamental para a marca Volvo”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
O primeiro modelo da gama Cross Country foi introduzido em 1997. A gama nasceu para lidar com o exigente clima escandinavo, pelo que os Cross Country funcionam numa grande variedade de condições de estrada, desde trilhos lamacentos e neve até aos tornozelos até à condução em autoestrada, com os elementos de conforto e conveniência da Volvo.
“Na Suécia, enfrentamos Invernos rigorosos, mas também gostamos de os aproveitar ao máximo, saindo e explorando a nossa fantástica natureza, mesmo quando lá fora estão 20 graus negativos. É por isso que queremos proporcionar uma experiência completa, e não apenas um automóvel, aos nossos clientes do EX30 Cross Country”, salienta Rowan.