Ferrari 250 GTE 2+2 Series II: Está à venda o carro de polícia mais elegante do mundo

25/04/2020

Ferrari 250 GTE Polizia
A história por detrás do único Ferrari ao serviço dos Carabinieri, na década de 60 do século XX, parece retirada do argumento de um filme de ação. A ideia partiu de Armando Spatafora, um conceituado polícia na cidade de Roma, onde na época eram frequentes os assaltos que resultavam em fugas aparatosas, em carros mais rápidos do que aqueles com que as autoridades perseguiam os ladrões. Frustrado com a situação, Spatafora fez um pedido peculiar aos seus superiores: um automóvel que lhe permitisse ser bem-sucedido nas perseguições, em concreto um Ferrari. Para espanto de todos, o pedido foi aceite e além de Spatafora foram escolhidos outros três agentes para terem um curso especial de condução em Maranello, onde fica a fábrica da Ferrari.
Ferrari 250 GTE Polizia

Após uma rápida adaptação ao 250 GTE, com excelentes tempos em pista, Armando Spatafora recebeu o seu novo carro de trabalho, um Ferrari 250 GTE 2+2 Series II de 1962, com o número de chassi 3 999.

Construído pela Ferrari em 1962, pintado de preto e com os interiores numa resistente pele sintética castanho claro, passou pelas instalações da Pininfarina, onde é feita a elegante carroçaria. A Ferrari produziu apenas dois exemplares 250 GTE Polizia, mas um dos irmãos teve um final de vida precoce, depois de ter ficado destruído, poucas semanas depois, num acidente em serviço. Restou apenas o exemplar com o chassi 3 999 ao serviço durante os seis anos seguintes, chegando a atingir um estatuto lendário entre os agentes, a população e os criminosos. De tal modo que entre os larápios de Roma era uma questão de prestígio bater a dupla Armando Spatafora e o 250 GTE Polizia numa perseguição noturna.

Ferrari 250 GTE Polizia

No final de 1968, o 250 GTE Polizia foi retirado do ativo, tendo ainda sido usado durante algum tempo em emergências, para entrega de sangue em Nápoles. Há relatos de os condutores percorrerem os duzentos quilómetros que separam as duas cidades em cinquenta minutos. O carro foi vendido em 1972 a um comprador italiano, que em vez de o restaurar limitou-se a preservá-lo na sua forma original, o melhor possível, até 2015.

Ferrari 250 GTE Polizia

O atual dono participa regularmente em concursos de elegância, como o famoso Pebble Beach, em que o Ferrari 250 GTE Polizia costuma ser premiado. À venda na Girardo & Co. (vale a apena visitar o site), por um preço não divulgado, este exemplar único tem toda a documentação que atesta a autentacidade da sua história.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.