Número redondo na Ferrari: a marca italiana revelou aquele que é o seu 50º modelo descapotável em Pebble Beach, na Califórnia, na forma de um exclusivo 488 Pista Spider.
Aproveitando a sua presença no Concurso de Elegância norte-americano, a Ferrari mostrou aquele que é o 50º cabrio da sua história, mostrando-o perante uma plateia de entusiastas depois de já o ter apresentado, de forma privada, a potenciais compradores.
De acordo com a marca, este novo 488 Pista Spider “estabelece um novo padrão para a Ferrari em termos de performance de um spider com uma relação peso-potência sem precedentes de 1,92 kg/CV”.
Conta, tal como o 488 Pista ‘fechado’, com o motor V8 bi-turbo de 3902 cc com 720 CV de potência, o que lhe permite prestações elevadas, mas agora a céu aberto. Tecnicamente, aliás, é diretamente derivado do 488 Pista que, por sua vez, já encapsulava bastantes avanços alcançados ao longo dos anos nas competições monomarca (488 Challenge) e de resistência (488 GTE). A Ferrari garante que este é o seu descapotável mais avançado e que a dinâmica está um nível acima dos demais modelos, graças ao novo sistema de controlo lateral, o Ferrari Dynamic Enhancer (FDE), que transforma a condução no limite mais intuitiva e previsível.
Destaca-se pelas jantes de 20 polegadas com acabamentos diamantados numa reinterpretação do desenho tradicional de dez raios para os modelos ‘berlinetta’ de motor traseiro da Ferrari. Opcionalmente, estão disponíveis as jantes de uma peça única em carbono que reduzem em 20% o peso face a jantes de liga leve comuns.
No interior, filosofia desportiva aliada a luxo, com o peso a ser reduzido graças ao uso de componentes e materiais ligeiros, bem como fibra de carbono e Alcantara. Os tapetes, por exemplo, foram substituídos por simples painéis em alumínio e o puxador da porta do condutor é agora uma simples pega… O peso dita leis, mesmo nos pequenos detalhes, tal como já o F40 fazia.
Sem preços divulgados, o 488 Pista Spider estará também já com uma lista de compradores bastante extensa.