O KC23, projetado e construído pelo Centro Stile Ferrari sob a direção de Flavio Manzoni, é baseado no 488 GT3 Evo 2020, do qual herda o design, o chassis e o grupo propulsor. Ou seja, por baixo da silhueta altamente estilizada, estão os órgãos do 488 GT3, lançado em 2016 e atualizado há três anos com o kit ‘Evo 2020’, obtendo, ao longo da sua existência, mais de 530 vitórias e 119 vitórias em campeonatos, o que o torna no modelo de competição da Ferrari mais bem-sucedido de sempre, vencendo as corridas de resistência mais importantes do mundo.
Devido à natureza extrema de seu motor, chassis e configuração dinâmica, o KC23 foi projetado apenas para uso em pistas, respeitando dessa forma o seu princípio de origem, o carro de competição.
Desde os primeiros momentos do projeto, o Centro Stile Ferrari propôs-se, de acordo com o cliente, a criar um carro único, extremo e não homologado que se tornaria imediatamente um clássico com linhas intemporais e, ao mesmo tempo, abriria um vislumbre do futuro do mundo dos supercarros. O efeito desejado era o de uma carroçaria monolítica, tendo os designers optado por ocultar algumas das funções técnicas do carro, em especial as entradas de ar laterais, fazendo com que elas se abrissem automaticamente quando o motor V8 biturbo na parte central traseira fosse ligado.
Desta forma, o KC23 é prefigurado como um carro ‘vivo’, cuja forma muda de acordo com seu uso. Aliás, de acordo com a Ferrari, o aileron traseiro também é removível, para máxima limpeza formal quando o motor V8 de competição é desligado.
Do ponto de vista da carga aerodinâmica e térmica, muito trabalho foi feito para manter o desempenho do carro no mesmo nível do carro doador, embora a silhueta dos dois carros seja completamente diferente. Para isso, foram construídos painéis cinemáticos ‘ad hoc’ que são ativados automaticamente quando o KC23 é ligado: o que fica atrás da roda dianteira revela um desviador de fluxo que aumenta a força descendente vertical dianteira e mantém o equilíbrio aerodinâmico correto, enquanto o que fica na traseira garante o fluxo de ar necessário para resfriar o intercooler e os componentes auxiliares, bem como a entrada do trem de força.Também são notáveis as portas de abertura vertical articuladas num único braço, uma arquitetura compartilhada com o icónico LaFerrari. O capot dianteiro tem um sistema de abertura simplificado, permitindo a inspeção e a manutenção da parte dianteira com a simples remoção de dois pinos. Os grupos de luzes também foram redesenhados na dianteira e, acima de tudo, na traseira, onde as persianas de metacrilato, inspiradas no concept Vision Gran Turismo, proporcionam um efeito impressionante quando ligadas.
Outro elemento que chama a atenção no KC23 é a cor ‘Gold Mercury’, uma tinta à base de alumínio de quatro camadas especialmente desenvolvida. O metal líquido contido nela torna-a muito brilhante quando exposta à luz do sol e permite que mude de tonalidade dependendo do tipo e do ângulo da luz.
Já o interior foi mantido o mais básico possível e semelhante ao do 488 GT3 Evo 2020, com exceção dos painéis das portas e do acabamento do painel de instrumentos do lado do passageiro. Os bancos específicos, estofados em Alcantara com o logótipo, dão ao habitáculo uma aparência elegante sem quebrar a ideia minimalista de competição. A visibilidade traseira é garantida por um sistema de câmara que trouxe grandes vantagens aerodinâmicas ao eliminar os clássicos espelhos retrovisores, preservando as linhas da lateral do carro.
A última novidade da marca de Maranello, que está em fase de projeto há mais de três anos, passa a fazer parte do segmento mais exclusivo da linha de carros únicos, projetados e construídos pelo Centro de Estilo da Ferrari com base no pedido de um cliente, colocando-o no auge das possibilidades de personalização oferecidas pela marca de Maranello.
De 13 a 16 de julho, o novo estará no Festival de Velocidade de Goodwood, um dos eventos automobilísticos mais importantes do Reino Unido, onde fará sua primeira aparição pública.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.