A Fiat continua a ampliar a sua gama de modelos S-Design, com os 500X e 500L a receberem agora edições especiais mais desportivas, depois de também o Tipo ter sido agraciado com esta linha de equipamento recentemente.

No caso do 500X, esta edição especial tem por base o nível de equipamento Cross, explorando uma dimensão estilística deste modelo, que foi totalmente renovado em setembro passado.

Assim, a edição especial 500 S-Design Cross oferece uma série de conteúdos selecionados para realçar o estilo exterior. Por exemplo, dispõe de barras pretas no teto, acabamento Myron no para-choques dianteiro, vidros fumados, jantes de 17″ em liga leve com acabamentos em bronze, frisos laterais cor de bronze com o emblema “X” no revestimento dos retrovisores e acabamento, na moderna cor Myron, da grelha e dos puxadores das portas e da porta da bagageira.

Disponível nas cores Branco Gelato, Preto Cinema e Cinzento Moda, e ainda Verde Alpi mate. Um dos elementos que a marca italiana destaca no equipamento de série desta versão é a iluminação dianteira em LED, que transmitem uma estética mais moderna à zona, em coerência com os elementos de estilo da família 500.

“Adicionalmente, asseguram iluminação mais potente, melhoram a segurança e a visibilidade e são energeticamente cinco vezes mais eficientes do que os tradicionais faróis de halogéneo”, refere a Fiat, sobre este sistema de iluminação presente no 500X.

A interpretação desportiva continua no interior, com o ambiente S-Design com faixa do tablier em material texturizado preto mate, enriquecido com emblema “500” cor de cobre e diversos elementos distintivos com acabamento Myron, como a moldura do sistema UConnect. O interior completa-se com estofos dedicados e bancos revestidos de “Black Castiglio” e tratamento Chevron, molduras do túnel central e dos painéis das portas em alumínio anodizado preto e aplicações em ecopele.

A caracterização desportiva é reforçada com muitos conteúdos de série, como luzes diurnas e luzes traseiras com LED, volante revestido de pele Techno, painel de instrumentos com mostrador monocromático de 3,5” TFT e duas entradas USB, ar condicionado de comando manual, Cruise Control, travão de estacionamento elétrico e banco traseiro fracionado 60/40. Além disso, os faróis de nevoeiro e o sistema Uconnect de 7”, preparado para Apple CarPlay e compatível com Android Auto, são de série. Dignos de nota são os inovadores sistemas de assistência à condução igualmente de série, como o Reconhecimento de Sinais de Trânsito, que identifica sinais rodoviários, Alerta de Velocidade, que permite ao condutor estabelecer o Cruise Control em função do limite de velocidade, de modo a não ultrapassá-lo, e o aviso de transposição de faixa denominado “Lane Assist”.

O 500X S-Design está disponível com dois motores a gasolina e dois turbodiesel Multijet, com caixa automática ou manual de tração dianteira. Mais em pormenor, a nova família FireFly Turbo, que foi introduzida especificamente neste modelo, está disponível em configuração de três cilindros, 1 litro, 120 CV com caixa manual de seis velocidades e tração dianteira, ou de quatro cilindros, 1.3 litros, 150 CV, caixa de seis velocidades automática de dupla embraiagem DCT e tração dianteira. No caso dos Multijet, as potências vão dos 95 CV do 1.3 com caixa de velocidades manual até aos 120 CV do 1.6 Multijet de 120 cv, disponível com caixa manual de seis relações ou de dupla embraiagem DCT e tração dianteira.

Famílias desportivas com o novo 500L S-Design

Lançada há alguns meses, a edição especial 500L S-Design destina-se, de acordo com a marca, a famílias modernas, tendo por base o nível de equipamento City Cross. Disponibiliza posição de condução 25 mm mais elevada, estética desportiva e, como opcional, uma exclusiva cor de carroçaria bronze mate combinada com teto preto brilhante. Esta edição especial oferece personalização específica, que combina personalidade Cross e estilo S-Design, e caracteriza-se por detalhes com acabamento Myron, como o para-choques específico, a grelha, os puxadores das portas, os frisos laterais e a moldura das luzes traseiras.

Igualmente de série são as jantes de 17″ em liga leve e o interior desportivo específico. A última palavra em conectividade é representada pelo sistema Uconnect 7″ HD LIVE com ecrã tátil, que assegura total integração com o smartphone ao implementar as funções CarPlay Apple e Android Auto. Os clientes Fiat 500L S-Design podem escolher entre o motor a gasolina 1.4 Fire de 95 CV com caixa manual de seis velocidades, o 1.3 MultiJet II turbodiesel de 95 CV com transmissão manual ou Dualogic robotizada, ou o 1.6 MultiJet de 120 CV com caixa manual.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.