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Fim do 1.6 TDI, grelha luminosa e conectividade: Três pontos a reter do novo Golf

1: Até aqui posicionado como motor de entrada na gama do Golf no que aos Diesel diz respeito, o motor 1.6 TDI desaparece do leque de opções da Volkswagen para esta gama.
Porém, tal não quer dizer que os Diesel vão desaparecer do Golf: o compacto irá contar com um 2.0 TDI de 115 CV e de 150 CV, desenvolvido de raiz para esta geração.
2: Num detalhe que é mais estético do que funcional, o Golf estreia um conceito de filete luminoso em LED na grelha, que une os dois faróis, concedendo-lhe uma presença visual mais impactante durante a noite.
A marca não avançou informações sobre esta novidade, mas as imagens da apresentação revelam que deverá ser um opcional ou um elemento de série no Plug-in híbrido GTE.
3: Adotando uma nova arquitetura digital, o novo Golf pode receber uma série de novidades no âmbito da conectividade, com especial destaque para a utilização de dados de inteligência coletiva do trânsito para comunicação Car2X que pode, entre muitos outras coisas, alertar o condutor de potenciais perigos na estrada.
O cockpit digital Innovision Cockpit surge também como uma das particularidades de destaque a bordo, de série, associando-se a uma série de funcionalidades inovadoras ou melhoradas.
O sistema Travel Assist ajuda o condutor durante a condução, alertando-o de perigos à frente na viagem.

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Com um grande legado para respeitar, o novo Volkswagen Golf foi apresentado no final do mês passado com grande pompa e circunstância, tratando-se de um modelo fundamental para a estratégia europeia da marca alemã – afinal, trata-se do automóvel que mais vende na Europa.

Mas, o novo modelo da Volkswagen, que é também aquele de maior sucesso na marca alemã com mais de 35 milhões de unidades vendidas, conta com um vasto leque de novidades para esta nova geração, assentando nos pilares da digitalização, conectividade, facilidade de utilização e eletrificação.

A cerimónia de revelação oficial teve lugar em Wolfsburgo, na Alemanha, o mesmo local onde foi desenvolvido e produzido nos últimos 45 anos. Mas, o futuro está à porta e o Golf 8, por ser a oitava geração, apresenta alguns detalhes que devem ser retidos.

Fim do 1.6 TDI na gama

Até aqui posicionado como motor de entrada na gama do Golf no que aos Diesel diz respeito, o motor 1.6 TDI desaparece do leque de opções da Volkswagen para esta gama. As necessidades de simplificar a gama e de abrir caminho para as versões eletrificadas ditaram este desfecho da motorização que, durante muito tempo, foi de grande relevância para Volkswagen. Porém, tal não quer dizer que os Diesel vão desaparecer do Golf: o compacto irá contar com o 2.0 TDI de 115 CV e de 150 CV, em ambos os casos desenvolvidos de raiz para esta geração.

Os dois motores terão caixa manual (DSG opcional) e o de maior potência poderá surgir também com tração integral 4MOTION. Novidade é a adoção de um sistema de injeção dupla de AdBlue que permite cortar as emissões de óxido de azoto (NOx) em até 80% em comparação com o seu antecessor. A marca apresenta-os, pois, como motores entre os mais limpos do mundo no que diz respeito à combustão interna. Haverá ainda um TDI mais desportivo para o GTD. De resto, importa notar que a gama terá motorizações a gasolina, Diesel, a gás natural (GNC), mild Hybrid e Plug-in Hybrid, com potência entre os 90 CV e os 300 CV.

Grelha luminosa

Num detalhe que é mais estético do que funcional, o Golf estreia um conceito de filete luminoso em LED na grelha, que une os dois faróis, concedendo-lhe uma presença visual mais impactante durante a noite. A marca não avançou informações sobre esta novidade, mas as imagens da apresentação revelam que deverá ser um opcional ou um elemento de série no Plug-in híbrido GTE.

O objetivo deverá passar por diferenciar estes modelos de uma forma mais evidente face aos seus congéneres com motor térmico.

Ligado a tudo e todos

Adotando uma nova arquitetura digital, o novo Golf pode receber uma série de novidades no âmbito da conectividade, com especial destaque para a utilização de dados de inteligência coletiva do trânsito para comunicação Car2X que pode, entre muitos outras coisas, alertar o condutor de potenciais perigos na estrada, por exemplo.

O cockpit digital Innovision Cockpit surge também como uma das particularidades de destaque a bordo, de série, associando-se a uma série de funcionalidades inovadoras ou melhoradas. Exemplos disso são o controlo por voz melhorado, chave móvel digital (com smartphones), conectividade We Connect com ligação streaming, rádio de Internet ou aquisição/ativação de funcionalidades após a compra.

Por fim, a Alexa, assistente pessoal da Amazon, passa a estar disponível para ajudar o condutor nas suas tarefas durante a condução: pode pedir-lhe para passar música, controlar aparelhos domésticos ou que lhe leia as notícias…