A Ford tem uma novidade para a segurança na estrada, destinada essencialmente aos condutores de veículos pesados. A ideia é combater o cansaço ao volante, que afeta profissionais da condução, obrigados a passar longas horas ao volante, e a divisão brasileira da Ford propõe o Safe Cap, um boné que pode adivinhar quando o condutor está cansado.

O Safe Cap da Ford está equipado com sensores que são capazes de interpretar os movimentos de cabeça, com movimentos repentinos fora do normal a avisarem o sistema que o condutor está cansado. O sistema depois envia alertas para o condutor, que vão aumentando de intensidade, começando por uma vibração, depois um aviso sonoro e finalmente um aviso luminoso, com luzes a piscar, para avisar o camionista que é urgente parar.

Para que o boné fosse capaz de identificar os movimentos corretos relativos a cansaço, foi necessário construir uma base de dados de reações, que depois foi incorporada num chip no chapéu. Os sensores depois trabalham em conjunto com um acelerómetro e um giroscópio, comparando os movimentos do camionista com aqueles registados na base de dados.