Publicidade Continue a leitura a seguir

Ford Explorer Plug-in Hybrid propõe músculo eficiente

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Ford já tem disponível no mercado europeu o seu SUV Explorer Plug-in Hybrid com sete lugares e elevada eficiência graças ao sistema híbrido que lhe permite circular sem emissões ate 42 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP.

O novo Ford Explorer Plug-In Hybrid segue o lançamento do SUV de sete lugares colocado à venda no final do ano passado, combinando um motor a gasolina V6 EcoBoost de 3.0 litros com um motor elétrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio de 13.6 kWh, a qual pode ser carregada na tomada ou através de carregamento regenerativo em andamento. Em conjunto, a potência disponível é de 457 CV para um binário combinado de 825 Nm, fazendo do Explorer o veículo híbrido mais potente da Ford.

Equipado com a evoluída caixa automática de dez velocidades, tração integral inteligente e sistema Terrain Management System para gestão da tração em função do terreno, com Modos de Condução também disponíveis, o Explorer Plug-in Hybrid pode rebocar até 2500 kg, além de garantir uma autonomia elétrica de 48 km em ciclo NEDC e 42 km em WLTP. Já o consumo médio de combustível é de 3,1 l/100 km em WLTP, com emissões de CO2 de 71 g/km também em WLTP.

O motor elétrico permite ao SUV proporcionar uma condução sem emissões, podendo os condutores escolher quando e como utilizar a bateria, recorrendo aos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Para carregar totalmente a bateria a partir de uma tomada elétrica externa de 230 V são necessárias menos de cinco horas e 50 minutos, mas recorrendo à Ford Connected Wallbox, disponível em opção, ou fazendo-o num posto de carregamento público compatível através da FordPass Charging Network, esse tempo reduz-se para menos de quatro horas e 20 minutos.

Uma arquitetura híbrida paralela permite, também, que a combinação total de potência e binário do motor a gasolina e do motor elétrico seja disponibilizada em simultâneo, de forma a gerar uma performance aprimorada em estrada e fora dela.

A Tração Integral Inteligente otimiza a tração a cada 10 milissegundos, analisando dados obtidos a partir de dezenas de sensores, incluindo a velocidade e rotação do veículo, temperatura do ar ambiente, patinagem das rodas e estado do reboque. Uma nova caixa de transferências com embraiagem eletromecânica ajusta, com precisão, a entrega de binário entre as rodas dianteiras e traseiras, em apenas 100 milissegundos, para uma melhor aderência em estrada.

O Terrain Management System (Sistema de Gestão da Tração) do Explorer Plug-In Hybrid recorre aos Modos de Condução selecionáveis, permitindo que os condutores adaptem a sua experiência de condução às condições da estrada, ao clima e ao terreno, consoante as suas necessidades. Os modos disponíveis incluem Normal, Sport, Trail, Slippery, Tow/Haul, Eco, Deep Snow e Sand. Cada Modo de Condução possui a sua própria representação gráfica no painel de instrumentos de 12.3 polegadas. O Hill Descent Control (Controlo de Ajuda em Inclinação) também ajuda a facilitar condução off-road.

Este SUV de grandes dimensões da Ford conta ainda com diversas tecnologias de assistência ao condutor, como o Cruise Control Adaptativo (ACC) com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem de Faixa e o novo Assistente de Travagem em Marcha-Atrás.

Entre as funcionalidades de conveniência, as versões ST-Line e Platinum destacam-se pelo Sistema de Som B&O de 14 altifalantes e ecrã tátil capacitivo de 10.1 polegadas, além de um Controlo Eletrónico de Temperatura de três zonas.

O Explorer Plug-In Hybrid é um dos 18 novos veículos eletrificados que a Ford vai disponibilizar aos clientes europeus até final de 2021.