O Ford GT acaba de passar à fase seguinte, com a apresentação no Festival de Goodwood de uma evolução exclusiva para pista numa produção conjunta entre a marca americana e a Multimatic. O GT Mk II será produzido em números limitados, prevendo-se apenas 45 exemplares produzidos.
Este modelo conta com um motor EcoBoost de 3.5 litros com 700 CV de potência e recupera todos os ensinamentos obtidos com a participação no Mundial de Endurance (WEC) e no IMSA com o GT de competição, o que pode ser observado na aerodinâmica mais avantajada desta unidade sendo o Mk II um modelo produzido sem atenção a regras ou regulamentos. Assim, pode ser tão ou mais intenso que os carros que competem nos campeonatos oficiais. Aliás, o motor deste MK II gera mais 200 CV do que o modelo de competição, limitado por questões regulamentares. A caixa de velocidades é automática de sete velocidades com dupla embraiagem, especialmente calibrada para utilização em pista.
“O GT Mk II liberta todo o potencial de performance do Ford GT se qualquer limitação artificial de performance ditada por organismos sancionatórios de competições”, refere Hau Thai-Tang, diretor de desenvolvimento de produto da Ford, confirmando que “é o mais perto que os proprietários dos GT podem estar da performance de Le Mans e da sensação excitante de cortar a linha de meta num Ford GT de competição”.
Detalhes de competição
A asa traseira de dois elementos excede aquela que é oferecida no GT de competição em termos de carga aerodinâmica. Um splitter de competição integralmente novo na dianteira e um difusor foram incorporados igualmente com novos rasgos nas cavas das rodas para circulação do ar e desviadores de fluxo nas zonas laterais, ajudando a equilibrar a maior carga traseira.
Estas mudanças agressivas em termos aerodinâmicos fazem com o Mk II gere mais 400% de carga aerodinâmica do que o Ford GT de estrada, enquanto os elementos fixos, a par da suspensão de competição e dos pneus Michelin Pilot Sport de competição permitem-lhe obter mais de um 2 g de aceleração lateral. Além disso, o Mk II é igualmente mais ágil e mais leve, sendo-lhe removidos itens como os modos de condução e altura ajustável ao solo, numa poupança de mais de 90 kg, embora conte com amortecedores DSSV da Multimatic ajustáveis em cinco vias, embora a altura ao solo seja fixa.
No entanto, conta com algumas diferenças substanciais, como o sistema de refrigeração do motor melhorado com tecnologia de spray de água que se ativa em casos de altas temperaturas para resfriar ainda mais o ar para o sistema e assim manter o nível de performance idêntico em caso de temperaturas mais quentes. No tejadilho, uma tomada de ar reminiscente do carro de corrida, para refrigeração suplementar do motor, embraiagem e transmissão. O sistema de travagem foi melhorado com recurso ao conjunto de travões em carbocerâmica do modelo de estrada com discos de 15.5 polegadas à frente e 14.1 atrás, ambos da Brembo. As jantes são de 19 polegadas.
Créditos das fotos: Drew Gibson