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Ford GT Mk II é mais intenso do que o GT de Le Mans

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O Ford GT acaba de passar à fase seguinte, com a apresentação no Festival de Goodwood de uma evolução exclusiva para pista numa produção conjunta entre a marca americana e a Multimatic. O GT Mk II será produzido em números limitados, prevendo-se apenas 45 exemplares produzidos.

Este modelo conta com um motor EcoBoost de 3.5 litros com 700 CV de potência e recupera todos os ensinamentos obtidos com a participação no Mundial de Endurance (WEC) e no IMSA com o GT de competição, o que pode ser observado na aerodinâmica mais avantajada desta unidade sendo o Mk II um modelo produzido sem atenção a regras ou regulamentos. Assim, pode ser tão ou mais intenso que os carros que competem nos campeonatos oficiais. Aliás, o motor deste MK II gera mais 200 CV do que o modelo de competição, limitado por questões regulamentares. A caixa de velocidades é automática de sete velocidades com dupla embraiagem, especialmente calibrada para utilização em pista.

“O GT Mk II liberta todo o potencial de performance do Ford GT se qualquer limitação artificial de performance ditada por organismos sancionatórios de competições”, refere Hau Thai-Tang, diretor de desenvolvimento de produto da Ford, confirmando que “é o mais perto que os proprietários dos GT podem estar da performance de Le Mans e da sensação excitante de cortar a linha de meta num Ford GT de competição”.

Detalhes de competição

A asa traseira de dois elementos excede aquela que é oferecida no GT de competição em termos de carga aerodinâmica. Um splitter de competição integralmente novo na dianteira e um difusor foram incorporados igualmente com novos rasgos nas cavas das rodas para circulação do ar e desviadores de fluxo nas zonas laterais, ajudando a equilibrar a maior carga traseira.

Serão produzidos apenas 45 exemplares deste GT Mk II, com um preço de partida situado nos 1.2 milhões de dólares.

Estas mudanças agressivas em termos aerodinâmicos fazem com o Mk II gere mais 400% de carga aerodinâmica do que o Ford GT de estrada, enquanto os elementos fixos, a par da suspensão de competição e dos pneus Michelin Pilot Sport de competição permitem-lhe obter mais de um 2 g de aceleração lateral. Além disso, o Mk II é igualmente mais ágil e mais leve, sendo-lhe removidos itens como os modos de condução e altura ajustável ao solo, numa poupança de mais de 90 kg, embora conte com amortecedores DSSV da Multimatic ajustáveis em cinco vias, embora a altura ao solo seja fixa.

No entanto, conta com algumas diferenças substanciais, como o sistema de refrigeração do motor melhorado com tecnologia de spray de água que se ativa em casos de altas temperaturas para resfriar ainda mais o ar para o sistema e assim manter o nível de performance idêntico em caso de temperaturas mais quentes. No tejadilho, uma tomada de ar reminiscente do carro de corrida, para refrigeração suplementar do motor, embraiagem e transmissão. O sistema de travagem foi melhorado com recurso ao conjunto de travões em carbocerâmica do modelo de estrada com discos de 15.5 polegadas à frente e 14.1 atrás, ambos da Brembo. As jantes são de 19 polegadas.

Créditos das fotos: Drew Gibson