A Ford anunciou que irá investir 42 milhões de euros na fábrica de Valência, Espanha, para a produção dos modelos S-MAX Hybrid e Galaxy Hybrid.

As novas estruturas irão garantir o apoio necessário à ambiciosa estratégia de eletrificação na marca da oval azul. E, segundo revelou o fabricante em comunicado, as duas novas linhas de montagem destinam-se à montagem de baterias e para a produção dos novos modelos S-MAX Hybrid e Galaxy Hybrid, significando reforço da aposta do emblema norte-americano nos monovolumes, segmento que tem perdido terreno para o formato SUV da moda. «Estas duas novas linhas de montagem irão permitir que as sofisticadas baterias de iões de lítio, integradas na propulsão dos novos Kuga Plug-In Hybrid, Kuga Hybrid, S-MAX Hybrid e Galaxy Hybrid, sejam produzidas lado a lado com os veículos, possibilitando uma maior eficiência e sustentabilidade de produção», pode ler-se em comunicado.

Os novos S-MAX Hybrid e Galaxy Hybrid, com lançamento previsto para o próximo ano, utilizam plataforma estreada com a versão híbrida do Kuga, com motor a gasolina de 2,5 litros (ciclo Atkinson), associado a unidade elétrica, para potência combinada de 200 cv.

Stuart Rowley, presidente da Ford Europa, explica a medida: “Com a eletrificação a estabelecer-se rapidamente como a tendência do momento, decidimos aumentar os nossos investimentos em Valência para oferecer aos nossos clientes modelos ainda mais eletrificados e várias opções de propulsão”.

Segundo aquele responsável, até final de 2022, as vendas de veículos de passageiros na Ford serão maioritariamente compostas por modelos eletrificados.