Numa medida importante que visa fomentar o processo de transição energética para uma era de maior sustentabilidade, a Ford Trucks e a CMB.TECH estabeleceram uma nova parceria para a conversão dos camiões Ford Trucks F-MAX em veículos a hidrogénio de duplo combustível.

A CMB.TECH será responsável pela conversão dos camiões Diesel tradicionais em camiões a hidrogénio de duplo combustível, utilizando o seu amplo conhecimento e experiência nesta área, utilizando a sua fábrica ‘Dual Fuel’ em Antuérpia, na Bélgica. Os primeiros camiões vão ser entregues ainda em 2023,

Em termos práticos, o processo de conversão não requer ajustes no motor Diesel tradicional, sendo necessário apenas adicionar um anel de injeção de hidrogénio à linha de combustível. Com a tecnologia de duplo combustível, o hidrogénio é aspirado para a câmara de combustão, o que requer uma menor injeção de Diesel para alimentar o motor. Além disso, é necessário instalar também os tanques de hidrogénio nos camiões, além de uma nova unidade de controlo do motor. Posteriormente, ocorre o controlo de qualidade e a validação dos camiões a hidrogénio de duplo combustível.

A conversão para o camião a hidrogénio da CMB.TECH vai permitir a redução do consumo de combustível tradicional e das emissões associadas, mantendo uma solução de backup a gasóleo para os momentos em que o abastecimento de hidrogénio não é possível.

Embora a tecnologia de duplo combustível seja apenas uma solução a curto prazo, esta colaboração permitirá a utilização de camiões a hidrogénio em vários continentes, incluindo na Europa, antes da adoção generalizada de motores de hidrogénio de combustível único e tecnologias de veículos elétricos de células de combustível (FCEV). Este é um caminho paralelo ao da eletrificação que está a ser seguido por muitos construtores, embora na área dos transportes rodoviários o hidrogénio traga consigo vantagens importantes em termos de autonomia e tempos de reabastecimento.

“Estamos orgulhosos na Ford Trucks por termos começado a trabalhar em motores de hidrogénio de combustível único e veículos elétricos de células de combustível (FCEV), e recentemente revelámos a ignição do nosso motor de hidrogénio de combustível único de cilindro. Na nossa opinião, esta parceria com a CMB.TECH na solução de duplo combustível será uma referência crucial para o nosso trabalho contínuo”, afirma Burak Hosgoren, diretor de Mercados Internacionais da Ford Trucks para a Europa Ocidental.

“Antecipamos que estes avanços irão incentivar o uso generalizado de motores de hidrogénio de combustível único e FCEV, resultando num futuro mais sustentável para todos nós, impulsionando a procura de hidrogénio e promovendo a aceleração do seu fornecimento”, complementa aquele responsável.

Da parte da CMB.TECH, Roy Campe, diretor técnico, sublinhou o potencial de expansão desta solução como patamar intermédio de mobilidade sustentável. “O conceito em que trabalhámos é simples e tem potencial para uma expansão massiva. Podemos utilizar os veículos pesados da Ford Trucks, que podem ser modificados em três dias. Juntamente com a Ford Trucks, estamos prontos para expandir pela Europa, ao oferecer uma solução de baixo carbono, acessível e robusta para o transporte rodoviário de longa distância de carga pesada”, adianta.

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