Genebra/19: Skoda IV Vision Concept revela o estilo para o futuro

05/03/2019

Combinando o visual de um coupé com o de um crossover, a Skoda revelou em Genebra o Vision IV Concept, que tem como base a plataforma eletrificada MEB do Grupo Volkswagen e que apresenta uma evolução arrojada da linguagem de estilo da marca checa.

Na dianteira, uma confluência de arestas no capot centralizam-se na grelha, mais ampla e ladeada por faróis bastante estilizados que estão unidos por uma faixa luminosa em LED que inclusive passa pelo meio da grelha, que se encontra fechada, como é usual nos modelos elétricos, que não têm necessidade de refrigeração de elementos mecânicos como sucede nos carros com motor de combustão.

A traseira, de aspeto imponente, conjuga-se com um tejadilho bastante curvo. Um spoiler superior, os faróis em ‘C’ e uma tira luminosa inferior junto ao difusor contribuem para um visual agressivo. As jantes de 22 polegadas também fazem parte do visual agressivo, tendo tratamento aerodinâmico. Os retrovisores tradicionais desapareceram, dando lugar a câmaras laterais.

Com dois motores elétricos – um por eixo – o Vision IV Concept assume-se como uma reinterpretação do Volkswagen ID ou do SEAT el-Born, também apresentado neste certame, com recurso a uma bateria de iões de lítio situada sob o piso para melhor repartição de peso e ganhos na habitabilidade. A autonomia deste modelo é apontada como sendo de 500 quilómetros já no ciclo WLTP.

O interior, minimalista e avançado, oferece tablier em dois níveis, com dois ecrãs disponíveis, um para a instrumentação e outro para o sistema multimédia. O volante de apenas dois raios tem o nome no meio em lugar do símbolo da marca checa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.