A mudança já estava prevista desde meados do ano passado, mas apenas se tornou oficial hoje, a 1 de fevereiro. O grupo Daimler AG deixou de existir ao abrigo da estratégia de reestruturação da marca alemã para o futuro, com a denominação Mercedes-Benz Group AG a tornar-se a nova identidade corporativa para a divisão automóvel.

Após a entrada em bolsa a 10 de dezembro de 2021 da Daimler Truck – divisão de veículos pesados –, esta nova denominação reforça o foco da companhia na atividade automóvel para o futuro, centrando-se também na imagem de eletrificação e de fornecedora de mobilidade sustentável para os novos tempos.

A marca Mercedes-Benz foi criada em 1926, resultando da fusão entre as companhias antecessoras de Carl Benz e Gottlieb Daimler que, de forma independente, apresentaram as suas criações revolucionárias na mobilidade em 1886.

Este é o passo seguinte na vida da companhia germânica na sua aproximação ao centenário. Com a alteração da denominação do grupo de Daimler AG para Mercedes-Benz Group AG, a companhia também muda o seu símbolo em bolsa, passando a ser ‘MBG’ em vez do anterior ‘DAI’. Porém, não existirão outras mudanças entre os acionistas.

“A alteração de denominação para Mercedes-Benz Group AG sublinha o nosso renovado foco estratégico. Ao fazê-lo, queremos deixar claro onde vemos o fundamento da nossa companhia – na construção dos automóveis mais desejáveis do mundo. A estrela da Mercedes tem sido sempre uma promessa para o futuro: mudar o presente de forma a melhorá-lo”, afirmou Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG. “Queremos continuar este legado dos nossos fundadores ao assumir a liderança na mobilidade elétrica e no software de veículos”, acrescentou.

Paralelamente a esta alteração de denominação, a Daimler Mobility AG vai também adaptar-se sob o nome Mercedes-Benz Mobility AG, providenciando serviços de mobilidade para automóveis de passageiros e de comerciais nas áreas de financiamento, leasing e seguros.