O grupo Hyundai Motor (que inclui a Kia) anunciou hoje a sua estratégia rumo à oferta de uma plataforma altamente conectada através de uma estratégia de software que irá ser primordial nos seus automóveis. Até 2030, serão investidos mais de 13 milhões de euros em tecnologias e software para automóveis.

O grupo sul-coreano, um dos maiores do mundo em termos de vendas, revelou que todos os seus veículos serão definidos por software (‘Software Defined Vehicles’/SDV) até 2025, proporcionando uma era de mobilidade mais completa e inédita com os seus clientes a poderem atualizar remotamente o desempenho e a funcionalidade dos seus veículos em qualquer altura e em qualquer lugar.

Este anúncio foi feito no fórum global online do grupo, intitulado ‘Unlock the Software Age’ (‘Desbloquear a Era do Software’), no qual deu a conhecer também os seus planos para transformar a experiência do cliente ao longo de toda a vida útil do veículo e oferecer uma nova era de mobilidade através de tecnologia de software em constante evolução.

A mobilidade e a tecnologia de software do Hyundai Motor Group irão permitir que todos os modelos, incluindo os já adquiridos, permaneçam atualizados. Deste modo, as funções do veículo, incluindo a segurança, a comodidade, a conectividade, a segurança e o desempenho de condução, podem receber atualizações remotas (‘Over-The-Air’/OTA) de software. Com base na plataforma EV da próxima geração do grupo, no controlador integrado e num sistema operativo de automóveis conectados (‘Connected Car Operating System’/ccOS) desenvolvido internamente, todos os veículos da Hyundai e da Kia estarão equipados para receber atualizações remotas de software até 2025.

O grupo sul-coreano espera que 20 milhões de veículos estejam registados no serviço de automóveis conectados em todo o mundo até 2025. Adicionalmente, os dados de automóveis conectados estabelecerão uma rede com futuras soluções de mobilidade do grupo, incluindo Veículos Construídos para Fins Específicos (‘Purpose Built Vehicles’/PBV), Mobilidade Aérea Avançada (‘Advanced Air Mobility’/AAM), robotáxis e robôs.

Através da criação de uma nova plataforma de dados, serão prestados serviços inovadores através da conexão e tratamento dos diversos dados gerados ao longo do ciclo de vida dos automóveis, além de se promover a criação de um ecossistema aberto em parceria com diversos setores industriais, tais como a logística e o alojamento.

Forte investimento

O grupo fará assim um forte investimento em software, para integrar tecnologias de hardware e software e melhorar e incorporar as capacidades da tecnologia de mobilidade. Até 2030, planeia investir 18 biliões de won (mais de 13 milhões de euros) em recursos, incluindo o estabelecimento de um novo Centro Global de Software, para acelerar o desenvolvimento de veículos definidos por software.

“Ao transformar todos os modelos em Veículos Definidos por Software até 2025, o Hyundai Motor Group redefinirá totalmente o conceito do automóvel e assumirá a liderança no advento de uma era de mobilidade nunca antes experimentada”, refere o Presidente e diretor da Divisão de Investigação e Desenvolvimento do Hyundai Motor Group, Chung Kook Park. “Criar veículos visionários com a capacidade de evoluir através de software permitirá aos clientes manterem os seus veículos atualizados com as funcionalidades e a tecnologia mais recentes, muito depois de saírem da fábrica”, sublinhou.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.