O Grupo Volkswagen está a analisar a possibilidade de colocar a Porsche AG em bolsa, numa decisão que permitiria aumentar o valor da marca de automóveis desportivos. A confirmação surgiu da própria Porsche, que se escusou a prestar mais detalhes sobre este tema.

Atualmente inserida no seio do Grupo Volkswagen, a Porsche AG poderá ser listada em bolsa dentro em breve, com um comunicado emitido pela marca de Estugarda a considerar que esta decisão “é bem-vinda por parte da Comissão Executiva da Porsche AG. Sublinha o desenvolvimento muito bem-sucedido da companhia”.

Recorde-se que desde que entrou naquele conglomerado de marcas, a Porsche tem aumentado significativamente o seu valor e o seu peso em termos automóveis, diversificando a gama com a entrada no segmento lucrativo dos SUV e, também, no segmento dos motores Diesel ao longo das décadas de 2000 e 2010 e, olhando para o futuro, investindo forte na eletrificação.

“Saudamos esta decisão da Volkswagen AG. A Porsche é uma marca forte com um modelo de negócio robusto e uma comunidade mundial de adeptos. Também perseguimos metas ambiciosas de sustentabilidade. Por exemplo, a Porsche planeia alcançar a neutralidade nas emissões de CO2 em 2030”, refere Oliver Blume, Presidente do Conselho de Administração da Porsche AG, que assegura a continuidade “das sinergias conjuntas” entre os dois construtores no futuro.

Ainda de acordo com o comunicado, a decisão da cotação em bolsa da Porsche AG está unicamente do lado da Volkswagen AG, pelo que a Porsche se escusa a fornecer mais detalhes sobre o assunto.