Publicidade Continue a leitura a seguir

Honda Civic Prototype revela linhas modernas para a nova geração

2022 Honda Civic Prototype

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Honda revelou a versão quase definitiva do seu novo Civic de quatro portas nos Estados Unidos da América, mostrando linhas bastante suavizadas e diferentes do atual modelo que foi lançado em 2016. A revelação oficial decorreu na plataforma virtual Twitch, utilizada para a partilha de streams de videojogos.

Com a sua nova berlina, que confirma as imagens de patentes reveladas anteriormente, a Honda promove uma normalização do seu modelo compacto familiar, que está mais volumoso nas dimensões, parecendo mais largo e mais baixo graças ao trabalho de pesquisa do departamento de design da marca nipónica. Pintado numa tonalidade de laranja denominada Solar Flare Pearl, a Honda garante que o Civic de 11a geração não perde a vertente desportiva.

Contrariamente ao modelo atual, que é mais angular, este protótipo (que não deverá fugir muito da versão final) apresenta uma linha de cintura mais baixa, carroçaria limpa de arestas e vincos e um habitáculo mais simples e de maior qualidade. Na dianteira, a grelha reduziu-se e tem alguma inspiração no atual Jazz, embora a Honda tenha optado por não ir tão longe na cobertura da mesma.

A equipa de design da Honda explica que se inspirou nos valores intemporais do Civic, ou seja, a filosofia ‘Man-Maximum, Machine-Minimum’, traduzido de forma livre como ‘maximizar o Homem, minimizar a máquina’, na qual o propósito é que a tecnologia e o desenho sirvam para ajudar as necessidades do condutor e passageiros, ao invés de atrapalhar.

Para ajudar à visibilidade do condutor, os pilares A foram recuados face ao seu posicionamento, enquanto os espelhos retrovisores passaram para as portas ao invés de estarem nos pilares A. Na traseira, a via mais larga do Civic de 11a geração permitiu adorar novos farolins que acentuam a sensação de largura e estabilidade.

Por dentro, embora não tenham sido reveladas imagens reais, há um esboço também divulgado pela marca, que revela linhas muito mais horizontais e um ambiente mais limpo de comandos, uma vez mais apelando à filosofia de simplicidade e de utilidade máxima para o condutor. O foco na ergonomia foi chave para o desenho do habitáculo, que a marca promete ser de maior qualidade e harmonioso na sua conceção. O painel de instrumentos será totalmente digital e o ecrã central tátil passa a estar no topo do tablier, com uma dimensão de 9.0”.

“O Civic sempre excedeu as expectativas e o novo Civic vai continuar essa tradição de estabelecer os padrões para os carros compactos com design centrado no Homem, dinâmica excelente, estilo, performance de segurança e prazer do condutor”, referiu Dave Gardner, vice-Presidente da divisão americana da Honda.

Sem nada revelado quanto ao lado técnico, a Honda explica apenas que o novo Civic terá uma pose “ainda mais desportiva, chassis divertido de conduzir, motorizações mais potentes e eficientes, estreias tecnológicas e ainda mais avanços na segurança passiva e ativa e na performance”.

a carregar vídeo

Quanto aos avanços na segurança, a Honda assegura um reforço na quantidade de sistemas e tecnologias de apoio ao condutor, incluindo um novo conjunto Honda Sensing e airbags com novos designs que incrementam a segurança dos ocupantes. Além disso, a estrutura do novo Civic foi reforçada significativamente, permitindo não só ganhos na segurança, mas também na condução, com maior refinamento e maior capacidade de estabilidade em curva.

A chegada aos mercados da versão de produção deverá decorrer na primavera de 2021, com a berlina a ser a primeira nos EUA. Seguir-se-ão as versões de cinco portas, desportiva Si e a mais extrema Type R. O modelo americano será produzido localmente.