Os novos Honda Jazz e Mazda MX-30 (100% elétrico) são os mais recentes modelos a receberem as cinco estrelas dos testes de colisão da Euro NCAP, entidade que avalia a segurança dos automóveis novos colocados à venda na Europa.

Começando pelo Honda, o monovolume compacto que já vai na sua quarta geração surge apenas com variante híbrida, prometendo igualmente reforços na área da segurança e rigidez estrutural para uma melhor resistência aos impactos. Um dos atributos bastante valorizados pela Euro NCAP prende-se precisamente com a alta capacidade dos sistemas de segurança eletrónicos e tecnologias de assistência à condução, a que se junta ainda um inovador airbag central para evitar que os dois passageiros da frente batam com as suas cabeças em caso de impacto lateral – apenas o Toyota Yaris de nova geração conta com um sistema idêntico no segmento.

a carregar vídeo

Assim, o Jazz recebe as cinco estrelas que lhe conferem elevados padrões de segurança.

Igual desempenho teve o MX-30 da Mazda, que é o primeiro elétrico da marca japonesa, sendo mais pesado do que os outros modelos de combustão da companhia de Hiroxima. Ainda assim, o SUV compacto recebe as cinco estrelas, valendo-se de um valor de 91% na proteção dos ocupantes graças aos reforços estruturais na dianteira e às proteções laterais. De acordo com a Euro NCAP, apenas desaponta no sistema de alerta de colisão dianteira com os peões, mostrando resultados “medíocres”.

a carregar vídeo

O secretário-geral daquela entidade europeia, Michiel van Ratingen, parabenizou as duas marcas pelos progressos efetuados na área da segurança para os seus modelos mais recentes, merecedores das cinco estrelas da Euro NCAP.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.