De antecipação em antecipação, a Honda vai aumentando o seu esforço de eletrificação com vista a uma pegada ambiental muito mais reduzida, revelando agora que a totalidade da sua gama estará abrangida por algum tipo de eletrificação até 2022, ou seja, quando se der também o lançamento de novas gerações do Civic e do HR-V.

A meta anterior da Honda colocava a marca com o objetivo de oferecer dois terços da sua gama eletrificada até 2023, mas um novo esforço após o lançamento também dos novos Jazz e Jazz Crosstar fez a companhia japonesa dar mais um passo para a eletrificação, com 100% da gama composta por algum tipo de eletrificação já em 2022.

Ainda sem grandes detalhes técnicos, sabe-se que a atual décima geração do Honda Civic está perto de chegar ao fim, prevendo-se o seu lançamento em meados de 2021, com desenho mais evoluído face ao compacto familiar que está atualmente no mercado. O Civic deverá, por isso, recorrer igualmente a um sistema híbrido, sendo provável que recorra ao que é utilizado no Jazz, ou seja, o i-MMD com motor de combustão e dois motores elétricos a trabalharem em conjunto para uma elevada eficiência. Incógnita será a posição do Civic Type R, uma vez que anteriormente a eletrificação estava votada apenas aos modelos de grande escala de vendas. Agora, está também em cima da mesa a hipótese de vir a contar com um sistema de eletrificação.

Também a nova geração do SUV compacto HR-V deverá trazer uma vertente híbrida, que potencialmente poderá ser idêntica também à do Jazz e:HEV, que se apresta a chegar ao mercado nacional.