Hyundai inova com airbag para colisões múltiplas

26/01/2019

Um dos aspetos mais complicados de gerir nos acidentes é a proteção dos ocupantes de veículos em caso de segundos impactos. Atenta a este facto, a Hyundai Motor Group anunciou o desenvolvimento e comercialização futura daquele que será o primeiro airbag multi-colisão, que melhora a sua prestação em caso de colisões múltiplas.

Os acidentes multi-colisão são aqueles em que o primeiro impacto é seguido por colisões com objetos secundários, como árvores, postes de eletricidade ou outros veículos, numa estatística que a Hyundai revela acontecer três em cada dez acidentes.

Face à limitação dos atuais sistemas de airbag para proteger os ocupantes após o embate inicial, a Hyundai debruçou-se sobre esta temática, procurando melhorar a segurança dos veículos, com airbags que possam ser acionados mediante um embate secundário ao avaliar o estado do veículo e dos ocupantes.

Esta nova tecnologia deteta a posição dos ocupantes no habitáculo após uma primeira colisão. Se os ocupantes forem ‘atirados’ para posição incomuns, a validade dos sistemas atuais pode ficar comprometida, com os airbags multi-colisão a serem desenvolvidos para se ativarem ainda mais depressa depois de os sistemas primários já não serem eficazes. Ao recalibrar a intensidade da colisão requerida para a sua ativação, o sistema de airbag responde de forma mais pronta durante o embate secundário, melhorando a segurança dos ocupantes em acidentes com múltiplas instâncias.

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A Hyundai Motor Group analisou diversos cenários de colisões de formas multilaterais para melhorar a prestação dos airbags e a sua eficácia em embates secundários. Estes sistemas vão continuar a ser desenvolvidos, mas o grupo coreano pretende implementá-los nos veículos da Hyundai e da Kia nos próximos anos como medida para reduzir o número de mortes e feridos graves na estrada.

Aliás, de acordo com os dados fornecidos por um dos departamentos da Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (NHTSA) dos Estados Unidos da América (EUA), cerca de 30% dos 56.000 acidentes entre 2000 e 2012 na região norte-americana foram cenários de multi-colisão, com um mais do que um embate.

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