Publicidade Continue a leitura a seguir

Hyundai torna motores de combustão interna mais eficientes

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Hyundai empresta mais um ‘fio’ de vida aos motores de combustão interna com o anúncio de uma nova tecnologia denominada Continuously Variable Valve Duration (CVVD), que melhora a eficiência dos motores térmicos, bem como as suas performances.

Com a necessidade de tornar este tipo de motores mais amigos do ambiente, a marca coreana tem trabalhado no sentido de tornar os processos de combustão mais eficientes, com a tecnologia CVVD a permitir uma melhoria na performance na ordem dos 4%, uma melhoria na eficiência de consumo de 5% e uma redução significativa das emissões de 12%.

Esta tecnologia, que pode ser traduzida como Duração da Válvula Continuamente Variável joga com as diferentes fases do processo de combustão. Assim, quando não existe carga no acelerador e o veículo viaja numa velocidade constante, o CVVD abre a válvula de admissão de metade até ao fim do ciclo de compressão, melhorando a eficiência de combustível ao reduzir a resistência causada pela compressão.

De forma inversa, quanto a carga sobre o motor é mais elevada, a válvula de admissão é fechada no início do ciclo de compressão para maximizar a quantidade de ar utilizada para a explosão, melhorando o binário para incrementar a aceleração.

O primeiro motor da Hyundai a apresentar-se com esta tecnologia será o Smartstream G 1.6 T-GDi de quatro cilindros com 180 CV e 264 Nm de binário para o Sonata nos Estados Unidos da América. Além da tecnologia CVVD, esta unidade motriz contará ainda com sistema de recirculação de gases de escape de baixa pressão e um novo sistema integrado de gestão térmica para melhor controlo térmico do motor nas fases após a ignição a frio e no seu arrefecimento.