Um incêndio no carro obrigou a Toyota a adiar a estreia do inovador GR Corolla com motor de combustão alimentado a hidrogénio líquido, falhando assim a primeira prova do campeonato japonês de carros de turismo, o Super Taikyu.

A marca japonesa tem vindo a trabalhar em soluções alternativas para manter os motores de combustão interna em ação, com o hidrogénio a ser visto como uma boa alternativa. Depois de ter competido com unidades de testes equipadas com um sistema de hidrogénio gasoso, a Toyota anunciou que iria estrear este fim de semana, em Suzuka, o seu GR Corolla com hidrogénio líquido, uma solução que permite uma melhoria no armazenamento e no abastecimento a alta pressão.

No entanto, após um ensaio privado em Fuji, esta unidade, considerada um laboratório rolante, pegou fogo na passada semana (8 de março), com a Toyota a especificar que se tratou de uma fuga de hidrogénio causada por um tubo que se soltou devido às vibrações e ressaltos do circuito e não por qualquer problema técnico grave que obrigue a repensar o conceito.

O fogo no compartimento do motor, embora contido, originou danos substanciais que a Toyota preferiu analisar a fundo. Aquilo que a marca japonesa já descobriu foi que o fogo não se deveu à modificação do combustível para o hidrogénio líquido, mas sim pela libertação de um tubo devido às vibrações que levaram à fuga de hidrogénio, tendo começado aí o incêndio.

O sensor de segurança das fugas de hidrogénio também funcionou corretamente, pelo que o fornecimento de hidrogénio líquido foi imediatamente cortado, evitando a propagação ao interior.

A marca promete rever o design dos tubos para prevenir novas fugas de hidrogénio no futuro, mantendo a ambição de colocar este GR Corolla com hidrogénio líquido em prova a curto prazo.