O futuro superdesportivo da Maserati, o MC20, contará com um novo motor V6 de topo com tecnologias inspiradas diretamente da Fórmula 1, com um total de 630 CV à disposição do condutor. O novo modelo da marca italiana será revelado num evento especial levado a cabo em Itália nos dias 9 e 10 de setembro, em Modena.

Este motor, apelidado ‘Nettuno’, é resultado do progresso tecnológico dos últimos anos, sendo desenvolvido internamente pela Maserati, dividindo-se por diferentes departamentos de atuação, como as instalações de Modena ou o Centro de Motores da Viale Ciro Menotti, onde será produzido o novo carro.

A Maserati explica que o novo MC20 terá um design ambicioso, “que representa um momento histórico para a companhia”, merecendo por isso um evento especial, denominado ‘MMXX: O tempo para ser audacioso”. Nesse mesmo certame serão revelados novos modelos que irão entrar em produção nos próximos anos, a par de sistemas alternativos de propulsão que também será aplicados nos desportivos da marca no futuro.

Para este novo motor, a Maserati recorreu a uma unidade com arquitetura de seis cilindros em ‘V’ num ângulo de 90 graus, com 3 litros de cilindrada, dois turbos e sistema de carter seco, tradicional entre os superdesportivos. No total, debita 630 CV às 7500 rpm e 730 Nm de binário logo às 3000 rpm, com uma relação de 201 CV/litro.

Mais do que os dados técnicos, impressionantes por mérito próprio, a Maserati destaca que o elemento inovador é o sistema de pré-câmara de combustão com duas velas de ignição. Uma tecnologia desenvolvida para a Fórmula 1, e que está agora disponível, pela primeira vez, num motor destinado a um automóvel de estrada.

Essa pré-câmara de combustão consiste no posicionamento de uma câmara de combustão entre o elétrodo central e a câmara de combustão tradicional, estando ligada através de uma série de orifícios especialmente concebidos para o efeito e com uma geometria particularmente estudada.

Depois, há uma vela de ignição lateral, com uma vela de ignição tradicional a funcionar como apoio, para garantir uma combustão constante quando o motor está a funcionar a um nível em que não é necessário o recurso à pré-câmara.

Além disso, dispõe de duplo sistema de injeção – direta e indireta: acoplado à pressão de alimentação de combustível a 350 bar, o sistema visa reduzir o ruído a baixo regime, baixar as emissões e melhorar o consumo.

A marca assume que a técnica não é propriamente nova, tendo já aparecido em protótipos de motores do passado, mas devido a problemas com a estabilidade da combustão com cargas reduzidas acabaria por ser abandonado, além de também ser menos refinado no funcionamento e mais barulhento. A Maserati garante ter solucionado os lados negativos, preparando pois a sua aplicação no MC20.

Dados a reter:
Arquitetura: V6 90°, 3.0 litros
Diâmetro/Curso: 88 x 82 mm
Taxa de compressão: 11: 1
Potência máxima: 630 CV às 7500 rpm
Binário máximo: 730 Nm às 3000–5500 rpm
Sobrealimentação: Dois turbos com válvula Waste Gate de atuação eletrónica
Sistema de Ignição: Dupla vela com pré-câmara passiva
Bomba de Lubrificação: Bomba de óleo com capacidade continuamente variável
Sistema de Lubrificação: Cárter seco, com módulo de recuperação e reservatório exterior
Sistema de Alimentação: PDI (Injeção Direta a 350 bar + Injeção Indireta a 6 bar)
Peso: <220 kg
Nível de Emissões: EU6D

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