A mais recente proposta crossover vem de uma pequena marca italiana, a Militem, que trabalha com veículos americanos, dando origem ao Ferox-T, de visual bem robusto e que apelida de ‘Sport Utility Truck’, ou seja, SUT.

Concebido para responder às necessidades de utilização diária, mas também para viagens fora do asfalto, o Militem Ferox-T combina as habilidades de um SUV com as de uma pick-up, apontando ao mercado premium, mas de nicho, como a própria companhia reconhece no lançamento deste novo veículo, que tem por base o Jeep Gladiator Rubicon, neste caso com motorização V6 de 3.6 litros com 289 CV de potência e 353 Nm de binário.

A Militem descreve este seu novo modelo como um veículo de força, alta tecnologia e carisma, com os engenheiros a trabalharem no reforço da robustez. Na diateira, a grelha com padrão ‘ninho de abelha’ em preto (ou em fibra de carbono) destaca-se, apresentando igualmente elementos como as cavas das rodas alargadas (em fibra de carbono ou na cor da carroçaria), que albergam jantes de 20 polegadas.

Outro elemento distintivo que é introduzido como opção pela primeira no Ferox-T é o compartimento de carga em material náutico de alta tecnologia com os clientes a poderem selecionar as cores. A capacidade de reboque é de 3500 kg, com um gancho de reboque montado de série.

A Militem garante que este SUT pode ir a locais onde os mais convencionais 4×4 não conseguem, atribuindo esse mérito à nova suspensão, desenvolvida especificamente para o Ferox-T. Uma das suas funcionalidades é a de aumentar a distância ao solo mediante o toque num botão que, em aliança com o sistema de tração 4WD Rock-Trac de série, permite variar o modo de condução e o nível de tração às quatro rodas. As jantes de 20 polegadas estão associadas a pneus Cooper All-Terrain.

O interior foi modificado para refletir um padrão mais refinado e luxuoso, com couro italiano de série e inserções em Alcantara opcionalmente para uma combinação mais premium. A Militem indica ainda que os clientes podem personalizar o interior com vários tipos de couro, tecido (incluindo ganga) ou fibras técnicas.

A marca italiana revelou ainda um pack mais aventureiro denominado Adventure, que salienta os seus atributos todo-o-terreno, incluindo para-choques e cavas das rodas com acabamento resistente a riscos e um ‘snorkel’ (para a admissão de ar do motor em caso de passagens por água) do lado do passageiro. Os pneus, neste caso, são Cooper também de 20 polegadas, mas de tipologia ‘Mud Terrain’, ou seja, específicos para superfícies enlameadas.

O Militem Ferox-T tem homologação europeia, com um preço base em Itália de 97.490€ sem impostos, sendo esse valor variável para outros mercados.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.